Arroio do Sal: a favorita dos veranistas da Serra Gaúcha

Prefeitura espera receber 100 mil pessoas no Carnaval

Foto: Sandro Leal/Prefeitura de Arroio do Sal

Se os turistas da Serra querem passar alguns dias na praia, basta acessar a BR-453, a chamada Rota do Sol, e descer em direção a Arroio do Sal. “Eles vêm em ponto morto, é só lomba abaixo. Nem combustível eles consomem”, brinca o prefeito Affonso Flávio Angst. A praia fica a cerca de 180 quilômetros de Caxias do Sul e recebe veranistas da cidade e também de municípios como Bento Gonçalves e Farroupilha. A população, que é de aproximadamente 10 mil pessoas na baixa temporada, passa de 30 mil no verão segundo dados da Fundação de Economia e Estatística. Mas não só de serranos vive Arroio do Sal. O prefeito comemora a visita de veranistas da Região Metropolitana, do interior e até do exterior. “Tem o pessoal que nos visita da Argentina, temos aqui uma praia onde alguns veranistas oriundos do Paraguai têm casa”, afirmou Angst em entrevista ao Direto ao Ponto.

Na beira-mar, atividades de ginástica e praia acessível a pessoas com deficiência são atrativos. O Carnaval é um dos principais eventos de verão na cidade. A expectativa da prefeitura é de receber 100 mil pessoas nos três dias de comemorações, que contam com uma disputa de escolas de samba. O calendário foi benéfico para a realização da festa. Como o feriado cai apenas no início de março, muitas pessoas podem esticar as férias até lá. “Eu acredito também que essa extensão do verão vai fomentar bastante o nosso comércio local”, pontua o prefeito.

A construção civil move a economia do município na baixa temporada. “Nós dependemos quase que exclusivamente da construção civil e, um pouco, do comércio”, explica Angst. As vagas de emprego triplicam entre o inverno e o verão. A arrecadação de IPTU aumentou de 2017 para 2018. Com mais fluxo no caixa, a prefeitura garante a prestação de serviços para o verão. A coleta de lixo foi normalizada após a alta demanda no início do ano. As equipes recolheram 70 toneladas de resíduos nas datas próximas à virada. Os 32 balneários, divididos em 27 quilômetros de orla, no município contam com limpeza diária e capina.

Série de entrevistas no Direto ao Ponto
A conversa com o prefeito de Arroio do Sal foi a penúltima da série de entrevistas, no programa Direto ao Ponto (de segunda a sexta, entre 9h e 11h), com os representantes das cidades do Litoral Norte. Quintão, Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Xangri-Lá e Torres já foram pauta do programa.