Balneário Pinhal: prefeitura cobra atenção e investimentos por parte do estado

Posto policial de Magistério não abriu por falta de efetivo

Hotéis Litoral
Foto: Divulgação/ Poder Executivo Balneário Pinhal

Balneário Pinhal, a praia mais próxima de Porto Alegre, vê sua população se multiplicar no verão. Segundo indicativos da Fundação de Economia e Estatística, são estimados 12 mil moradores ao longo do ano e 36 mil pessoas no verão. Para a prefeitura, a praia recebe ainda mais pessoas. De acordo com a prefeita Márcia Tedesco, o movimento pendular da população não é percebido pelos dados do IBGE. O município aguarda o Censo de 2020 para ter dados mais completos a fim de melhorar os serviços à comunidade.

São justamente os serviços públicos e a diferença de população entre temporadas que preocupam a administração local. “É muito difícil trabalhar com essa realidade”, explicou a prefeita em entrevista ao programa Direto ao Ponto nesta quinta-feira (03). Márcia Tedesco diz que a cidade precisa triplicar os esforços de recursos humanos durante o verão, citando os setores da saúde, limpeza urbana e fornecimento de água. O recolhimento de lixo do feriadão do Ano Novo só deve ser concluído entre quinta e sexta.

Para dar conta dos distritos de Pinhal e Magistério, apenas 7 policiais militares se dividem nas funções de segurança. “Falando com os comandos locais, eles se queixam do efetivo. Eu tenho o distrito de Magistério e hoje eles não conseguiram abrir a sala que a prefeitura cede para atendimento ao público”, revela Márcia Tedesco. A chefe do executivo espera um contato com o vice-governador e secretário da Segurança, Ranolfo Vieira Junior, para verificar a situação do Litoral Norte, classificada por ela como “crítica”. A cidade só obteve apoio para pagar o salário de um mês para apenas um médico no verão. “Nós precisamos que o Governo do Estado veja o Litoral Norte como zona turística e que haja alguns investimentos básicos para essas estruturas”, protesta Tedesco.

Sendo acessada através da RS 040, Balneário Pinhal dá boas vindas aos veranistas com o Túnel Verde, que cobre a rodovia com as folhas das árvores. No verão, um palco montado no centro da cidade e duas arenas à beira-mar (uma em Pinhal e outra em Magistério) recebem atrações culturais. As dunas, a produção de mel, o osso da baleia e a música “Pinhal” da banda Cidadão Quem são marcas da praia.

Série de entrevistas no Direto ao Ponto
A conversa com a prefeita de Balneário Pinhal foi a segunda da série de entrevistas, no programa Direto ao Ponto (de segunda a sexta, entre 9h e 11h), com os representantes das cidades do Litoral Norte. Nesta quarta, o prefeito de Palmares do Sul, Paulo Lang, falou das atrações de Quintão. Nos próximos dias, Nando Gross e Ananda Müller vão conferir a situação dos municípios de Cidreira, Tramandaí, Imbé, Arroio do Sal, Capão da Canoa e Torres. O ouvinte pode participar enviando mensagem de WhatsApp via (51) 99388-7532 ou no Facebook da Guaíba.