Quintão: com inadimplência de quase 50%, prefeitura quer leiloar terrenos

População de Quintão aumenta de 3,5 mil para 21,9 mil pessoas no verão

(Foto: Samuel Maciel/Correio do Povo)

No extremo sul do Litoral Norte, a praia de Quintão recebe 21,9 mil veranistas na temporada, segundo dados de 2017 da Fundação de Economia e Estatística. O número é 515% maior em comparação com a população fixa da localidade, de aproximadamente 3,5 mil pessoas. Apesar do grande público no verão, a prefeitura de Palmares do Sul, à qual o distrito de Quintão é subordinado, enfrenta problemas com a inadimplência dos proprietários de imóveis.

De acordo com o prefeito Paulo Lang, 48,5% dos terrenos da praia não pagam o IPTU. “Isso impossibilita a gente de investir lá no distrito”, afirmou em entrevista ao programa Direto ao Ponto nesta quarta-feira (02). Para cobrir o rombo, o município estuda leiloar 2.500 lotes.

Como melhorias para receber os veranistas, o prefeito afirma que houve obras para tapar buracos e recapear a Avenida Esparta, prolongamento da ERS-786. Segundo Lang, no entanto, o maior desafio da cidade é com a limpeza urbana. Sem condições de manter uma estrutura grande no setor, devido à diferença de população entre o verão e o restante do ano, Palmares pede ajuda aos moradores. “Se cada veranista nos der uma mão, junto com a limpeza que nós estamos fazendo, e limpar a frente de sua casa, já é uma mão muito grande”, apela o prefeito.

Distante cerca de 122 km de Porto Alegre, o principal acesso a Quintão a partir da Capital se dá pela ERS-040. As dunas, localizadas entre o mar e as lagoas do Cipó e da Porteira, são uma atração do distrito. Paulo Lang ainda destaca os cuidados do município com o meio ambiente, ressaltando a baixa poluição das praias. A produção de arroz e de soja correspondem entre 80 e 90% da economia de Palmares.

Série de entrevistas no Direto ao Ponto
A conversa com o prefeito de Palmares do Sul abriu uma série de entrevistas, no programa Direto ao Ponto (de segunda a sexta, entre 9h e 11h), com os representantes das cidades do Litoral Norte. Nos próximos dias, Nando Gross e Ananda Müller vão conferir a situação dos municípios de Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Arroio do Sal, Capão da Canoa e Torres. O ouvinte pode participar enviando mensagem de WhatsApp via (51) 99388-7532 ou no Facebook da Guaíba.