Xangri-Lá: inspiração na literatura e destinos badalados

Além de Xangri-Lá, o município conta com as praias de Atlântida, Noiva do Mar e Rainha do Mar

Prefeitura acredita que 100 mil pessoas buscam por Xangri-Lá em feriados (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Xangri-Lá)

Se na obra “Horizonte Perdido”, de James Hilton, o paraíso de Shangri-La ficava no gelado Himalaia; no Rio Grande do Sul ele fica entre Osório, com a popular praia de Atlântida Sul, e Capão da Canoa. “Nós chamamos o sol e o mar de nosso melhor secretário do Turismo”, brinca o prefeito Cilon Rodrigues da Silveira. A cidade, emancipada em 1992, conta com algumas das praias mais procuradas pelos veranistas, como Atlântida, Noiva do Mar, Rainha do Mar e a própria localidade de Xangri-Lá.

A administração local comemorou a virada do ano com tempo seco e altas temperaturas. Em entrevista ao Direto ao Ponto desta quarta-feira (09), o prefeito destacou a ocupação da cidade, que ficou acima das estimativas oficiais. A população permanente fica entre 15 e 17 mil pessoas. A Fundação de Economia e Estatística, em pesquisa divulgada no verão de 2018, mostra que a média de público no veraneio chega a 40 mil moradores. “O comentário é de que, nos finais de semana, passa das 100 mil pessoas”, ressalta Rodrigues. O comércio comemora e a cidade se prepara. “A prefeitura tem procurado fazer nos 12 meses para chegar na temporada de verão com a praia em condições de receber todo esse público”, diz o chefe do executivo municipal. Há um aumento significativo na produção de lixo. As empresas contratadas precisam trabalhar com mais caminhões, segundo o prefeito.

Série de entrevistas no Direto ao Ponto
Além de Xangri-Lá, Tramandaí foi tema da série de entrevistas, no programa Direto ao Ponto (de segunda a sexta, entre 9h e 11h), com os representantes das cidades do Litoral Norte nesta quarta-feira. Quintão, Balneário Pinhal, Cidreira e Imbé já foram pauta do programa. Nos próximos dias, Nando Gross e Ananda Müller vão conferir a situação dos municípios de Arroio do Sal, Capão da Canoa e Torres. O ouvinte pode participar enviando mensagem de WhatsApp via (51) 99388-7532 ou no Facebook da Guaíba.