Cidreira: esperança de liberar o campo do ‘Sessinzão’ para atividades

Estádio foi interditado pela Justiça por risco de desabamento

'Sessinzão' recebeu sua última partida oficial em 2007, no Campeonato Gaúcho (Foto: Fabiano do Amaral/Correio do Povo)

A orla, o calçadão e a concha acústica são algumas das atrações da praia de Cidreira para os veranistas. Uma das obras, no entanto, marcou negativamente a cidade por se tratar de um elefante branco. O Estádio Municipal, apelidado de Sessinzão em referência ao ex-prefeito Elói Braz Sessim, não recebe jogos desde o Gauchão de 2007.

Em entrevista ao programa Direto ao Ponto nesta sexta-feira (04), o prefeito Alex Contini falou da situação do estádio. O imóvel foi interditado pelo Judiciário, em razão do risco de desabamento da arquibancada, que apresenta rachaduras. “Já procuramos a promotora para liberar apenas o campo para utilização”, explicou Contini, que espera abrir o gramado para o futebol de base. Os acessos às tribunas, que têm capacidade para 17 mil torcedores, estão fechados. O chefe do executivo municipal afirma que os custos para manter a estrutura não cabem no caixa da Prefeitura. “Para poder reabrir e reutilizar, o gasto é em torno de 2 a 3 milhões de reais”, completa.

O município diz estar pronto para receber as 42 mil pessoas, população estimada pela Fundação de Economia e Estatística para a temporada. O número de habitantes fixos em Cidreira é de 15 mil. Nas finanças, a arrecadação aumentou aproximadamente 25% no ano de 2018, afirma o prefeito, que também é o responsável pela pasta da Fazenda. Uma das estratégias, por exemplo, foi investir o dinheiro que seria utilizado na queima de fogos de artifício na virada do ano em melhorias para a cidade. O prefeito Alex Contini elenca a construção de uma pista de skate e a iluminação do Calçadão Kanitã como obras importantes para o ano de 2019. Na baixa temporada, a economia sobrevive graças ao comércio local, que se mantém aberto com menos funcionários. Um hipermecado emprega 120 pessoas e a construção civil representa parte significativa da mão-de-obra local.

Série de entrevistas no Direto ao Ponto
A conversa com o prefeito de Cidreira foi a terceira da série de entrevistas, no programa Direto ao Ponto (de segunda a sexta, entre 9h e 11h), com os representantes das cidades do Litoral Norte. Quintão e Balneário Pinhal já foram pauta do programa. Na próxima semana, Nando Gross e Ananda Müller vão conferir a situação dos municípios de Tramandaí, Imbé, Arroio do Sal, Capão da Canoa e Torres. O ouvinte pode participar enviando mensagem de WhatsApp via (51) 99388-7532 ou no Facebook da Guaíba.