Torres: projeção de investimentos no cartão-postal do litoral gaúcho

Festival de Balonismo ganhou edição de verão na praia mais ao norte do estado

Foto: Vagner Machado/Prefeitura de Torres

Torres, o balneário mais ao norte do litoral gaúcho, na divisa com o estado de Santa Catarina, recebe milhares de turistas na alta temporada. Dados oficiais da Fundação de Economia e Estatística mostram que a população fixa da cidade é de 40 mil moradores. No verão, 65 mil turistas se instalam em Torres. A prefeitura, no entanto, acredita que entre 80 e 100 mil pessoas aproveitam as férias na praia. Os hotéis lotam nos finais de semana, enquanto, nos dias úteis, 70% das vagas ficam ocupadas.

O Parque da Guarita é uma marca da praia de Torres. Para continuar mantendo a beleza do local, a cidade planeja investir R$ 1,5 milhão em melhorias na infraestrutura do parque em 2019, segundo o prefeito Carlos Alberto Matos de Souza. As barreiras rochosas servem de cenário para os balões, que colorem o céu de Torres. Além do Festival Internacional de Balonismo, que está em sua 31ª edição, a cidade passou a organizar uma edição de Verão do evento. “Cada voo emociona, em cada voo você pega uma paisagem diferente”, afirmou o prefeito em entrevista ao programa Direto ao Ponto. Doze moradores do município já são formados pilotos de balão.

Segundo Carlos Alberto, toda prefeitura se prepara para a alta temporada. A secretaria de Obras dobra a equipe de manutenção, com 75 funcionários no setor de limpeza. O número de caminhões que coletam o lixo aumentou para 6, uma vez que 1200 toneladas de resíduos são descartadas no verão (em comparação às 750 toneladas produzidas no inverno). A cidade afirmou também ter reforçado o efetivo nos postos de saúde. O aumento na procura por mão-de-obra motivou uma iniciativa da Assistência Social do município. Entre 350 e 400 crianças têm atendimento especial, mesmo fora do calendário letivo das escolas, para que os pais possam trabalhar no verão. “É um grande planejamento que nós fizemos durante o ano para que, ao chegar na temporada, nós tenhamos todos os serviços para atender o nosso morador, o torrense, mas também para atender o turista”, afirma o prefeito.

Série de entrevistas no Direto ao Ponto
A conversa com o prefeito de Torres foi a penúltima da série de entrevistas, no programa Direto ao Ponto (de segunda a sexta, entre 9h e 11h), com os representantes das cidades do Litoral Norte. Quintão, Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Xangri-Lá e Arroio do Sal já foram pauta do programa.