
Dois anos sem operar após ser duramente afetado pelas enchentes, o aeromóvel da Trensurb, junto à estação Aeroporto, segue sem data para voltar a operar em Porto Alegre. Recentemente, entretanto, a recuperação das estruturas e retomada das atividades ganhou um novo capítulo.
Conforme a estatal, a recuperação do sistema aeromóvel foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), conforme uma resolução de 29 de abril de 2026, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 6 de maio. A resolução discrimina novas ações incorporadas ao programa federal de investimentos e reconstrução.
Além da recuperação dos equipamentos eletroeletrônicos essenciais à operação, a reestruturação contempla a construção de dois novos prédios operacionais em cota elevada, para reduzir impactos de futuras inundações, conforme nota divulgada pela Trensurb.
Segundo a empresa, o sistema sofreu danos em equipamentos e infraestrutura em razão das enchentes de 2024. Duas salas de equipamentos foram alagadas, comprometendo equipamentos eletroeletrônicos essenciais à operação. Os ambientes atingidos também compreendem os sistemas de propulsão, controle, comunicação, eletrificação e os geradores.
“A inclusão da recuperação do modal no Novo PAC representa um importante avanço para viabilizar os investimentos necessários à retomada do serviço, garantindo mais mobilidade e integração ao transporte público da Região Metropolitana de Porto Alegre”, informou a estatal.
Segundo o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia, a expectativa é que o recurso seja liberado o mais breve possível. São necessários R$ 38,7 milhões para recuperar o sistema. Após a Ordem de Início, as obras deverão durar entre 8 e 12 meses.
Antes da paralisação, o aeromóvel realizava a conexão de passageiros entre a estação da Trensurb e o terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, facilitando o deslocamento de milhares de usuários diariamente. “A publicação no DOU oficializa a inclusão da ação no programa federal e reforça o compromisso do Governo Federal com a reconstrução da infraestrutura de mobilidade afetada pelas enchentes no estado”, completou, na nota, a Trensurb.
Fonte: Guilherme Sperafico / Correio do Povo