Estado analisa se morte no Guaíba pode ter sido a segunda em função das enchentes da semana

Balanço consolidado sai nesta quinta

Foto: Brigada Militar / Reprodução

O governo estadual confirmou que analisa a relação de causalidade entre a cheia do Guaíba e a morte de um homem de 28 anos, natural do Tocantins, que teve o corpo encontrado, na manhã desta quarta, no trecho 1 da orla de Porto Alegre. Oficialmente, as autoridades reconhecem, até o momento, uma morte em razão das tempestades e inundações que atingiram o Rio Grande do Sul desde a quinta-feira passada: a da mulher de 60 anos que faleceu, nessa terça, ao ter o veículo arrastado pelas águas de um riacho em Barra do Ribeiro.

Depois de ter divulgado, ontem, um relatório preliminar citando 39 cidades afetadas pelas adversidades do clima desde o dia 21, a Defesa Civil Estadual informou que trabalha na consolidação de dados atualizados, o que deve ser divulgado nesta quinta.

Já os balanços relativos às enchentes do início de setembro, que assolaram sobretudo o Vale do Taquari, não devem mais ser publicados duas vezes ao dia, como vinha ocorrendo desde então. A partir desta quarta, o documento só deve ser atualizado quando houver fato significativo. Mais cedo, a Defesa Civil confirmou o 50º óbito em razão dos eventos da primeira semana do mês. Oito pessoas seguem desaparecidas em Arroio do Meio (1), Encantado (1), Lajeado (2), Muçum (3) e Roca Sales (1).