A vistoria nas 22 unidades da pousada Garoa, localizadas em Porto Alegre, deverá ser concluída até esta sexta-feira, segundo estimativa do secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, em entrevista concedida à Rádio Guaíba nesta segunda. Na última semana, um dos locais foi atingido por um incêndio, no qual dez pessoas morreram.
“As autoridades estão vistoriando. Temos somente as equipes técnicas nos locais para preservar a identidade dos moradores. Queremos verificar se as outras unidades oferecem algum risco. O nosso grupo de trabalho está construindo o instrumento de verificação e depois faremos o trabalho”, explicou Voigt.
Conforme o secretário, não serão observados nas vistorias o PPCI de cada local, uma vez que isso é de responsabilidade do governo estadual. “Vamos fazer o que rotineiramente fazemos. Quando recebemos denúncias ou quando verificamos alguma inadequação. Num primeiro momento, pedimos a mudança. Depois, poderemos proceder para a multa ou até mesmo o rompimento do contrato”, acrescentou.
Voigt destacou que os sobreviventes do incêndio ocorrido na última sexta-feira e que não estão em hospitais foram realocados. “Fizemos isso sempre ouvindo o interesse deles, tanto que um dos internos foi para outra pousada Garoa, a pedido dele”, completou.