Esfera Pública: candidato do Novo elenca privatizar estatais como prioridade

Sobre o Banrisul, afirmou que pretende colocar 51% das ações do banco à venda, mantendo sob tutela do Estado os demais 49%

Foto: Alina Souza/CP

O candidato do partido Novo a governador, Mateus Bandeira, passou hoje pela sabatina do programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba. O postulante respondeu aos questionamentos dos jornalistas Juremir Machado da Silva e Taline Oppitz por cerca de uma hora. Entre as principais bandeiras, a promessa de encaminhar pedido para privatização de estatais como primeiras ações de governo.

Bandeira, inclusive, defendeu que não se realizem plebiscitos para consultar a população acerca dessas privatizações. Segundo o candidato, se ele for o eleito, a maior parte dos gaúchos já vai ter aprovado um plano de governo que defende essa necessidade. O partido Novo representa o liberalismo econômico em todas as esferas do Estado, considerando desnecessária a manutenção de empresas como a CRM, CEEE e Sulgás em poder do governo.

Sobre o Banrisul, afirmou que pretende colocar 51% das ações do banco à venda, mantendo sob tutela do Estado os demais 49%. Questionado sobre o porquê de não inverter esse percentual e manter a maioria das ações na mão estatal, disse que “justamente para evitar que interesses políticos ou sindicais interfiram na administração do banco.” Bandeira já presidiu o Banrisul, ainda durante o governo de Yeda Crusius.

O candidato também reafirmou que não quer ser político profissional, e “apostou” com Juremir Machado da Silva que não vai, se eleito, concorrer a uma eventual reeleição: “é uma cláusula estatutária do Novo, não podemos nas majoritárias concorrer à reeleição”. Também afirmou que entende pontos como educação e segurança como prioritários à gestão de um governador, e que pretende dar atenção a esses aspectos. Sobre alianças ou coligações, disse que não vê problema nelas desde que não interfiram nos planos de governo e ideologia do partido.

Sobre a burocracia do Estado para com o empreendedor, Bandeira mencionou que pretende facilitar o acesso a obras que hoje são atrasadas devido a esses trâmites, e apontou fiscalizações periódicas por amostragem como formas de controlar esses projetos. Por fim, negou que o Novo seja o braço político do MBL e se disse favorável à liberação do porte de armas para defesa, mas pessoalmente contrário à liberação das drogas e do aborto fora das circunstâncias liberadas por lei.

Rádio Guaíba mantém sabatinas com os candidatos a governador, sempre dentro da grade do Esfera Pública. Mateus Bandeira, Jairo JorgeJosé Ivo SartoriMiguel Rossetto (PT) já participaram do programa. Na terça-feira (21), a emissora promove o primeiro debate com os postulantes ao cargo, em parceria com o Sescon-RS.