Jairo Jorge contraria privatizações e fala em defender funcionalismo

Candidato do PDT a governador passou hoje pela sabatina do Esfera Pública

O candidato do PDT a governador, Jairo Jorge, passou hoje pela sabatina do programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba. Acompanhado do vice, Cláudio Bier (PV), o postulante respondeu aos questionamentos dos jornalistas Juremir Machado da Silva e Taline Oppitz. O trabalhista começou exemplificando pontos da gestão como prefeito de Canoas, na região Metropolitana. Elencou uma série de melhorias na questão da administração da cidade e na área da saúde, por exemplo. Ele também questionou a capacidade de alguns parlamentares para ocupar cargos executivos e criticou o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, adjetivando como “falta de inteligência emocional” a incapacidade de dialogar e encontrar soluções.

Sobre planos de governo, Jairo Jorge garantiu que o servidor público vai ser prioridade e que não vai privatizar a CRM, CEEE e Sulgás. “Não vou dizer que farei um plebiscito pois não está nos meus planos privatizar. Essas empresas têm que ser superavitárias, e teremos diálogo com a comunidade para compreender o que os gaúchos querem para elas”, afirmou. Sobre servidores, disse que pretende “dialogar pessoalmente” com a categoria, que o “parcelamento virou política de governo” e que quer resolver a questão.

“Eu acredito no servidor público. Me causa estranheza o candidato que concorre e não acredita no servidor”, afirmou, dizendo ainda que não descarta encontrar uma nova data para o pagamento oficial dos salários dos servidores. Desse modo, disse o trabalhista, todos saberão, conforme a demanda, em que dia terão os salários pagos, mesmo que não no último dia do mês.

Questionado sobre alianças para um eventual segundo turno, disse que vai buscar parcerias. Também reforçou a intenção de estabelecer diálogo com a população, dizendo que já visitou todas as 497 cidades gaúchas na pré-campanha: “nos apresentamos à comunidade, aos diretórios locais dos partidos, estamos dialogando e queremos fazer disso uma estratégia de governo”. Ainda relembrou o ex-governador Alceu Collares, dizendo que pretende reavivar os Coredes – instrumentos para consulta popular criados na gestão do pedetista.

Ao governo federal, mencionou o apoio ao candidato do partido, Ciro Gomes, e reafirmou que o PDT “tem em Ciro a esperança de realizar o sonho de Brizola”.

Durante os próximos dias, a Rádio Guaíba mantém sabatinas com os candidatos a governador, sempre dentro da grade do Esfera Pública. Jairo Jorge, José Ivo SartoriMiguel Rossetto (PT) já participaram do programa. Na terça-feira (21), a emissora promove o primeiro debate com os postulantes ao cargo, em parceria com o Sescon-RS.