Sescon-RS, Guaíba e CP promovem, na terça, debate com candidatos a governador

Com transmissão a partir das 9h, confronto vai ter quatro blocos, mediados pelo jornalista Nando Gross

A parceria se repete, agora em nível estadual. Sescon-RS, Rádio Guaíba e Correio do Povo unem forças em mais um debate que promete passar a limpo todas as questões da gestão pública no Rio Grande do Sul. Sete candidatos ao Palácio Piratini vão estar frente a frente no Centro de Eventos Sescon-RS na próxima terça-feira, com transmissão ao vivo a partir das 9h.

Em 2016, o Sescon, a Guaíba e CP promoveram o encontro dos candidatos a Prefeitura de Porto Alegre nos dois turnos. Na ocasião, o encontro bateu recorde de menções nas redes sociais ao atingir os trend topics do twitter com a hashtag #debatesesconguaiba.

O objetivo é de atingir a mesma qualidade dos debates de dois anos atrás. “O nosso futuro vai estar em discussão naquela bancada, junto aos sete candidatos. E é importante ouvi-los para cobrá-los mais à frente”, comenta o presidente do Sescon-RS, Célio Levandovski. Segundo ele, o momento político conturbado dos últimos anos reforça a necessidade de maior envolvimento do eleitor nas discussões.

O encontro promete ser produtivo e acalorado, vide as questões latentes no cenário econômico gaúcho. “Estamos falando de um Estado grande, problemático e com questões muito fortes que aconteceram nos últimos anos. Esses elementos vão ser levados para o debate, que vai ser de alto nível”, prevê o jornalista da Rádio Guaíba, Carlos Guimarães.

Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (MDB), Júlio Flores (PSTU), Matheus Bandeira (NOVO), Miguel Rossetto (PT) e Roberto Robaina (PSOL) vão apresentar propostas de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul.

Como vai funcionar o confronto

O debate vai ter quatro blocos, sendo o primeiro reservado para considerações iniciais e a pergunta elaborada pelo Sescon-RS, a partir de estudos do Projeto Gestão Pública Eficaz. “Iremos apresentar algumas informações sobre o endividamento do Estado e realizaremos uma pergunta focada nessa questão, que é, sem dúvida, a principal dificuldade que estamos enfrentando há vários anos”, explica o vice-presidente do Sescon-RS para Assuntos Legislativos, Maurício Gatti.

No segundo bloco, os candidatos vão fazer perguntas entre si, porém pautadas em sete temas (Segurança, Saúde, Educação, Funcionalismo, Desenvolvimento Econômico e Social, Infraestrutura, Finanças e Déficit Público). O candidato a perguntar vai ser sorteado. No terceiro bloco, a pergunta é livre entre os postulantes. O quarto e ultimo bloco está reservado para as considerações finais. A mediação fica a cargo do gerente-geral da Rádio Guaíba, jornalista Nando Gross.