Rossetto foca em educação, segurança pública e retomada da economia como bandeiras de campanha

Candidato passou pela sabatina do programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba

Rossetto esteve acompanhado da candidata a vice Ana Affonso, vereadora pelo PT em São Leopoldo | Foto: Alina Souza/CP

O candidato ao governo estadual pelo PT, Miguel Rossetto, apontou a educação, a segurança pública e a retomada da economia como bandeiras de campanha. Tendo ao lado a candidata a vice Ana Affonso, vereadora pelo PT de São Leopoldo, Rossetto passou pela sabatina do programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, na tarde de hoje. Na próxima terça, dia 21, a emissora promove, em parceria com o Sescon-RS, o primeiro debate com os candidatos ao Piratini no pleito de 2018.

Rossetto iniciou falando que deseja usar a experiência como ministro para tirar o Rio Grande do Sul da crise na qual se encontra. Rossetto coordenou as pastas do Desenvolvimento Agrário e do Trabalho e Previdência Social, ambos no governo Dilma Rousseff. Segundo ele “essa turma (Sartori) nos colocou numa areia movediça, mas tenho confiança e muita gente disposta a trabalhar para para tirar o Estado dessa situação”, afirmou. Ele ainda demonstrou preocupação com o índice de desemprego entre os gaúchos e a necessidade de “buscar uma renegociação justa da dívida com a União e o repasse dos recursos devidos pela lei Kandir”.

O candidato seguiu dizendo que pretende “tirar o Estado da crise sem vender o RS”, e criticou o fechamento de escolas pelo governo. Também classificou como “erro brutal” o fechamento das fundações pelo atual governo e prometeu “revogar, dentro das possibilidades legais, todas as extinções efetuadas até agora”. Disse que fechar instituições que servem para fomentar o ensino e a pesquisa é um “erro brutal e estratégico”.

Ele também prometeu modernizar a economia, também gerar emprego e renda a partir dessa modernização, e valorizar o patrimônio gaúcho. Mencionou a intenção de dar incentivo fiscal e de crédito, valorizar o jovem no campo e a agricultura familiar, além de garantir a manutenção do Banrisul como banco forte e público. Sobre a saúde, elogiou o caráter universal do SUS e prometeu aprimorar esse serviço no Rio Grande do Sul.

Sobre segurança, citou a necessidade de interligar as polícias e a capacidade investigativa dessas, além de ampliar a presença das polícias comunitárias nas diversas regiões. O petista garante já ter uma equipe de especialistas trabalhando em um plano econômico para sanar os problemas e recuperar as contas públicas.

Sobre o ex-presidente Lula, disse que “o sistema penal é injusto e insuportável: uma pessoa presa sem provas não é ato de justiça, ela é alvo de violência.” Rossetto finalizou dizendo que o partido vai seguir “lutando para que o presidente Lula possa liderar um projeto de desenvolvimento que vai ajudar o RS também”.