Empreender na comunicação: Modismo ou necessidade?

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Empreender sempre foi um desafio. Em qualquer área. Requer dedicação e a certeza de absorver um certo risco em investir aquelas economias que estavam lá, guardadas, para algo novo e que nos traga a tal da ‘independência financeira’ e/ou profissional.

Em um passado recente, ter o seu próprio canal, portal, revista, site, ‘newsletter’, emissora, rádio/rádioweb e afins era algo complexo e que alguns poucos ‘loucos’ ousavam em criar e ‘dar a cara a tapa’, como falamos no jargão popular.

Hoje, as coisas mudaram.

Virou moda?

Todo mundo (ou quase todos!) tem o seu canal no YouTube, a sua página no Facebook ou o seu trabalho principal ou paralelo nas redes sociais, ou algum outro meio de comunicação. A busca pelos cliques, inscritos e seguidores tornam-se obsessões incessantes a fim de buscar a remuneração com seus patrocinadores em um mercado restrito e repleto de opções para todos os segmentos.

A questão é: isso é uma moda ou uma necessidade?

Para mim, as duas, entretanto, só irão permanecer firmes no mercado aqueles que entenderem que moda passa. O trabalho sério e a dedicação, fundamentais no processo, acabam por esvaírem-se quando o retorno não vem. Retorno? Sim. O faturamento. O retorno financeiro de todo um projeto que necessita de continuidade, muita resiliência e insistência.

A versatilidade dos jornalistas e comunicadores precisa ir além daquilo que amamos fazer e que nos inspiram. É necessário ser mais que criador de conteúdo. É indispensável empreender com a verdadeira noção que saber comercializar e criar produtos atraentes para o seu futuro cliente é vital para estabelecer a balança que vai sustentar o empreendimento. A compensação do quanto vale o trabalho versus faturamento.

É neste ponto onde separam-se os interesses.

Quem depende do seu empreendimento para custear os seus investimentos e ainda remunerar-se é quem vai sobressair-se e certificar-se que empreender somente por modismo não se sustenta. É preciso necessitar e criar a necessidade.

Fazer com que a ‘roda gire’ atingindo todos os setores e segmentos é o segredo.

Dedicação com amor pelo que se faz e a consciência de que a insistência e a constância é que vão determinar onde o empreender na comunicação poderá chegar.

Invente, tente, mas não por modismo. Mas por criar oportunidade. Por criar a necessidade de que o teu espectador realmente descubra o valor que aquilo que você constrói é importante e vai agregar na vida dele a ponto de que ele invista o bem mais valioso que tem, o tempo, seja dedicado para te consumir, seja em rádio, TV, internet ou qualquer que seja o meio onde resolveres colocar o teu esforço, o teu suor e a tua dedicação.

Fabiano Brasil é apresentador do programa Contraponto, de segunda à sexta-feira, às 22h. É jornalista, escritor e empresário.

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