Pesquisa aponta risco de demissões com adoção do piso salarial dos enfermeiros

Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

O novo piso salarial da enfermagem poderá trazer desemprego para o setor hospitalar, o que poderá chegar a 83 mil postos de trabalho e fechamento de 20 mil leitos. Os números fazem parte de um levantamento feito por cinco entidades do setor hospitalar com 2.500 instituições de saúde sobre os impactos do novo piso. O artigo 1º, da Lei i 14.434 estabelece que, a partir de 05 de agosto de 2022, o piso salarial dos enfermeiros é de R$ 4.750,00.

Conforme dados da pesquisa, quase 80% das organizações falam em reduzir o corpo de enfermagem e 65%, em diminuir o quadro de colaboradores de outras áreas. Os percentuais representam o fechamento de mais de 20 mil leitos e 83 mil postos de trabalho entre as instituições que responderam à pesquisa.

O levantamento foi feito pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).

O grupo de organizações que responderam à pesquisa é, em sua maioria, formado por hospitais e serviços de diagnóstico, assim como clínicas especializadas, home care e instituições para idosos. Cerca de 35% dos entrevistados não têm fins lucrativos, segundo os organizadores.