Mapa definitivo deixa 19 regiões em bandeira vermelha no RS

Apenas as áreas de Cachoeira do Sul e de Guaíba ficaram em bandeira laranja

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta segunda-feira, que 19 regiões ficaram em bandeira vermelha no mapa definitivo de risco para o novo coronavírus. A 30ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado libera bandeira laranja (risco médio) somente para as áreas de Cachoeira do Sul e de Guaíba, que tiveram pedidos de reconsideração atendidos pelo Gabinete de Crise.

Na sexta-feira passada, o estado todo havia sido colocado, preliminarmente, em bandeira vermelha. As medidas valem entre a madrugada desta terça-feira e noite da segunda que vem, 7 de dezembro

Segundo o governo estadual, foram enviados 11 pedidos de recursos, sendo rejeitados os das regiões de Capão da Canoa, Taquara, Santo Ângelo, Santa Rosa, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Maria, Porto Alegre e Bagé. As demais, incluindo a de Porto Alegre, não contestaram a classificação do mapa preliminar.

Veja as regiões com bandeira vermelha a partir desta terça

Porto Alegre, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Capão da Canoa, Canoas, Ijuí, Palmeira das Missões, Erechim, Uruguaiana, Santa Maria, Lajeado, Santo Ângelo, Santa Rosa, Cruz Alta, Bagé, Taquara, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Caxias do Sul.

Suspensão da cogestão

Também nesta segunda, o governo suspendeu a possibilidade de cogestão no modelo de Distanciamento Controlado. Até agora, com protocolos próprios, os municípios podiam estabelecer regras da bandeira mais branda. Cidades com bandeira vermelha, com alto risco para contágio, por exemplo, podiam estabelecer medidas da bandeira laranja e assim sucessivamente. A mudança, segundo o governador Eduardo Leite, leva em conta o aumento das internações em hospitais por conta do novo coronavírus.