
Foram abertos nesta quinta-feira no Hospital Universitário de Canoas (HU), gerido pela Associação Saúde em Movimento (ASM), 50 novos leitos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a capacidade do hospital de 309 para 359 leitos, um crescimento de aproximadamente 16% no atendimento assistencial. Para o custeio dos leitos e aumento da produção, o governo federal vai fazer o repasse mensal de R$ 4.833 milhões. A entrega representa a primeira etapa do processo de expansão do HU. Ao todo, são 15 leitos de unidade de isolamento, 20 leitos obstétricos e 15 pediátricos. Atualmente são feitos em torno de 300 partos ao mês no HU Canoas.
O prefeito de Canoas, Airton Souza, disse que o HU hoje conta novas salas cirúrgicas, equipamentos modernos e atualizados por conta das incessantes idas a Brasília na busca de recursos para a saúde e para melhorias da cidade. “Hoje temos um tomógrafo, um novo angiógrafo em funcionando, a projeção de vir mais um aparelho novo de ressonância, também do Ministério da Saúde, abertura de 50 novos leitos que vão reforçar o atendimento materno infantil, já que o HU é referência para gestações de altos riscos e partos prematuros. Estamos comprometidos com aquilo que nos propomos, que é cuidar da população de Canoas.”
A superintendente da ASM, Tatiane Pacheco, destaca a importância da abertura dos 50 leitos, mas reforça que a instituição tem uma estrutura com capacidade para 600. “É com muito orgulho e com muito trabalho estamos inaugurando estes leitos. Isso ocorre através de uma jornada inédita ao Ministério da Saúde, com apresentação de projetos, com apoio, colaboração e cooperação de todos. Hoje o HU conta com sete salas cirúrgicas, mais duas de oftalmologia que estão operando a pleno. Atualmente na terceira fase do projeto de faseamento, que é a abertura gradual dos leitos. Abrir leitos significa dar mais assistência à população. E esse é o nosso maior objetivo.” Tatiani garante que hoje o HU aumentou em 200% a capacidade do hospital.
“Enquanto Associação, vamos fazer de tudo para este hospital seja referência nacional”, disse a presidente da ASM, Cláudia Vitti, em seu pronunciamento.
A diretora assistencial do HU, Janine Sulzbach explica que a própria estrutura atual do HU precisava deste suporte. “Hoje a nossa UTI neonatal é uma das maiores do estado, o que faz com que sejamos referência para várias gestações de risco e que acabam resultando em cesarianas. A ampliação precisa representar não apenas mais leitos, mas também um atendimento seguro, qualificado e humanizado”, afirma. A expansão reforça o papel estratégico do Hospital Universitário na rede pública de saúde, ampliando sua capacidade de internação e de resposta às demandas assistenciais de Canoas.
Fonte: R7

