
As cinco execuções na zona norte de Porto Alegre, entre esta sexta e quinta-feira, teriam relação com um duplo homicídio na Vila Cruzeiro do Sul, desconfia a Polícia Civil. Os ataques ocorreram no intervalo de aproximadamente 15 horas, nos bairros Mario Quintana, Passo das Pedras e Vila Jardim.
No final da tarde de terça-feira, Gabriel Becker de Farias e Therick Eduardo da Cruz Melo, 30 e 25 anos, respectivamente, foram mortos a tiros em um Range Rover na rua Berlim, na Vila Pedreira, no bairro Cristal, onde o mais velho detinha imóveis e teria ido cobrar dívidas de aluguel. O outro, Therick, era sobrinho de um ex-líder da facção V7.
A Força Tática do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prendeu um homem e duas mulheres e apreendeu um adolescente. Eles tiveram participação no crime, atraindo as vítimas, mas os atiradores não foram localizados. Seriam da facção Bala na Cara.
Adolescente morto na Vila Safira
Às 20h10min dessa quinta-feira, João Vittor Veiga Silveira, o JV, 16 anos, morreu após ser alvejado na rua Seis de Novembro, na Vila Safira, no bairro Mário Quintana. Também foram baleados outros dois jovens, 19 e 22 anos, mas eles sobreviveram. Destes, o primeiro é cunhado do adolescente.
O crime teria sido retaliação ao duplo assassinato na Vila Cruzeiro. Os atiradores fugiram em um carro branco.
Triplo homicídio no Passo das Pedras
Pelas 2h30min dessa sexta-feira, Lauren Eduarda Rodrigues Borba, 20 anos, Luiz Fernando Figueiredo de Souza e mais um homem, ainda não identificado, foram executados em uma casa na rua Antônio Vilma Lago, no bairro Passo das Pedras, o Pedrinhas.
O trio seria da facção Família do Sul, que é aliada aos grupos V7 e Anti-Bala, mas rivaliza com Bala na Cara. A execução seria revide do ataque na Vila Safira.
Execução em praça na Vila Jardim
Ainda na sexta, próximo às 11h40min, Eduarda da Graça Machado, 33 anos, foi executada na Praça Doutor Baltazar de Bem, no bairro Vila Jardim. Os atiradores estavam em uma motocicleta.
Ela teria ligação com o grupo Bala na Cara. Teria morrido como revide do triplo homicídio no Pedrinhas.
Protocolo das Sete Medidas Contra Homicídios
O Departamento de Homicídios (DHPP) acionou o Protocolo das Sete Medidas Contra Homicídios, que tem base na teoria da dissuasão focada e visa reduzir crimes contra a vida por meio da repressão seletiva de pessoas, no caso, as responsáveis por assassinatos. A ação ocorre em conjunto com Brigada Militar e Polícia Penal.
A ideia é influenciar os mandantes para que não provoquem mortes, combinando a aplicação da lei com outras medidas, como a asfixia financeira de facções, operações de saturação e a transferência de presos. O criador da técnica foi o criminologista norte-americano David Kennedy.
Veja também
- Aldo Rebelo fala sobre OVNIs à Rádio Guaíba: “Se deslocam em velocidade que máquinas estão distantes de alcançar”
- Líder de facção morto no Stok Center de Canoas cumpria pena domiciliar; Preso integra ex-grupo da vítima
- “Remoção a hospital”, diz registro de líder de facção desaparecido da Penitenciária Modulada de Charqueadas
- MPRS investiga integrante de facção que usava registros de pessoas falecidas para criar identidades falsas
Fonte: Marcel Horowitz


