
O Brasil está prestes a alcançar a marca histórica de 9 milhões de turistas internacionais em 2025. Um momento histórico para o turismo no Brasil não pode passar em branco. Para celebrar, a Agência promove o “evento de virada”, nesta sexta-feira, 19, às 10h30, no Turistômetro do Rio de Janeiro (RJ), na orla de Copacabana, registrando o exato momento do novo recorde.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, estará no local para acompanhar a contagem, com a presença também de pequenos empresários do setor do turismo, que são impactados com o boom de chegada de novos visitantes, além de ritmistas da Escola de Samba Mangueira, dando som e ritmo ao momento histórico. A marca de 9 milhões de turistas é 40% maior que o recorde estabelecido até então, 6,77 milhões de visitantes internacionais registrados em 2024.
Na oportunidade, Freixo poderá apresentar as projeções de crescimento do turismo no Rio de Janeiro em 2026, com dados sobre o crescimento de emissão de passagens para a capital fluminense no verão de 2026, além do crescimento da malha aérea internacional que chega ao Aeroporto do Galeão.
Os Turistômetros do Rio e de Brasília foram inaugurados em 24 de novembro, quando o país atingiu o total de 8 milhões de turistas internacionais. Junto ao contador digital, foi lançada a campanha nacional com o tema “O recorde no turismo estrangeiro é o orgulho de um país inteiro”. As peças da campanha contam histórias de pessoas reais, que trabalham em diferentes atividades do setor turístico no Brasil.