
Agentes da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) prenderam, nesta terça-feira, Jonathan Steemburgo dos Santos, o Jhon, 31 anos, apontado como integrante da facção Bala na Cara, em Porto Alegre. Era o principal alvo das forças policiais, desde domingo (23), quando teria ameaçado um sargento da Brigada Militar. Ele já estava foragido, ademais, com mandado de prisão vigente, expedido em 13 de julho, na 3ª Vara de Execuções Criminais.
O sargento trabalha há mais de 33 anos na BM, sendo, por isso, um dos policiais mais atuantes e respeitados da Capital. Assim, justamente devido à forma de atuar, com ética e contundência, ele recebeu, via WhatsApp, uma oferta de corrupção, sugerindo reduzir ações de policiamento em troca de valores. Além disso, após rechaçar tal proposta, teve a vida ameaçada, por telefonema.
Essa ligação, resumidamente, estipulava prazo, ou seja, o sargento poderia reconsiderar o suborno, tendo sexta-feira como data limite. Do mesmo modo, caso seguisse irredutível, como de fato ocorreu, a tentativa de intimidação previa assassinato.
Preso em ofensiva conjunta
A Secretaria da Segurança Pública (SSP), como resposta, mobilizou o efetivo da BM e Polícia Civil, incluindo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Logo, em menos de dois dias, o bandido foi preso em casa, na rua Sargento Manoel Arruda, próximo ao numeral 434, na Vila Brasília, bairro Jardim Carvalho.
“Mostramos a força do trabalho policial e do esforço conjunto, mas merece destaque, também, a coragem do PM. Mesmo ameaçado, após tentativa de suborno, ele fez o certo, sem recuar. Assim, essa postura firme permitiu que agíssemos rápido, tirando o traficante das ruas. O recado é claro: nenhuma ameaça ou tentativa de corromper nossos agentes ficará sem resposta”, afirmou a delegada Samieh Saleh, à frente da Desarme.
Além da prisão, as diligências também resultaram na apreensão de 15 quilos de maconha, três sacolas de skunk, mais de 300 porções de crack e cocaína e 24 munições .9, de uso restrito. Tudo estava no imóvel.

O traficante, afinal, soma antecedentes criminais. Porém, na delegacia, ao ser questionado sobre as ameaças, preferiu ficar quieto. A reportagem busca a defesa dele e, por isso, o espaço segue aberto para manifestações.
Reforço de ações
Segundo o diretor do DEIC, delegado João Paulo de Abreu, as ações da especializada seguem, com ainda mais força, junto ao 9º BPM, em especial no Centro Histórico, onde o preso atuava. Ele adicionou que é possível fazer denúncias através do telefone 0800-5102828.
“Manteremos as ações, de forma constante, especialmente na área central de Porto Alegre. Ali, há um trabalho permanente sobre o monitoramento das fações criminosas, com foco na repressão de crimes como extorsão, agiotagem, tráfico de armas e outros conexos”, disse o delegado João Paulo de Abreu.
Veja também
- Com profissionais do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Brigada Militar qualifica atuação em ocorrências de surto
- Defensoria Pública apura denúncias em Módulo de Segurança Máxima da Pasc: “Sem irregularidades”, conclui
- Preso, em Cachoeirinha, líder de facção “desaparecido” da Penitenciária Modulada de Charqueadas
- Corregedoria da Brigada Militar condecora repórter da Rádio Guaíba
- Polícia Penal descobre plano de fuga no Presídio Feminino Madre Pelletier, em Porto Alegre
- Identificados dois mortos em ataque a tiros na Vila São Borja, no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre
- Menina morta após maus-tratos também era vítima de abuso sexual na zona leste de Porto Alegre
Fonte: Marcel Horowitz

