
A TIM encerra o terceiro trimestre com avanços operacionais e financeiros relevantes. Dentre os indicadores, destaca-se o lucro líquido* de R$ 1,2 bilhão, um salto de 50% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A trajetória consistente de evolução posiciona a companhia para alcançar marcos históricos: em outubro, tornou-se a primeira operadora do Brasil a conectar 1.000 cidades com a sua rede 5G. A receita líquida de serviços chegou a R$ 6,5 bilhões (+4,8% A/A). O crescimento da companhia foi novamente impulsionado pela receita de serviços móveis, que avançou 5,2% no ano, totalizando R$ 6,2 bilhões, alavancada pelo forte desempenho do pós-pago. O foco em migração de clientes para planos de mais alto valor ajudou na dinâmica do ARPU Móvel (receita média por usuário), que cresceu 4,6% A/A, alcançando R$ 33,1 – o melhor resultado do mercado.
A eficiência na gestão de custos e a dinâmica da receita impulsionou o EBITDA* para R$ 3,5 bilhões, um avanço de 7,2% A/A no período. A Margem EBITDA* expandiu 1,3 ponto percentual, alcançando o patamar de 51,7%. Esta robusta performance, somada aos resultados dos trimestres anteriores, resultaram em um crescimento de 11,8% do Fluxo de Caixa Operacional* nos primeiros nove meses de 2025, confirmando a total solidez financeira da companhia.
“Os resultados do terceiro trimestre confirmam nossa sólida trajetória para atingir as metas de 2025. A contínua evolução no pós-pago, a grande modernização da rede em São Paulo e as parcerias estratégicas no B2B estão entre os marcos de um período de relevantes avanços. Nossa ambição e capacidade de execução nos conduzem a momentos históricos, como a recente ativação do 5G em 1.000 cidades brasileiras. E, em linha com os nossos valores, somos ainda a empresa de telecom mais diversa e inclusiva do mundo pelo quinto ano consecutivo. Crescemos com consistência e propósito, determinados a ser a operadora preferida dos brasileiros.” Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.
*Dados Normalizados
MARCO HISTÓRICO
A TIM acaba de se tornar a primeira operadora do Brasil a atingir a marca de 1.000 cidades com sua rede 5G. A cobertura inclui 100% dos bairros das 27 capitais e de outros 43 municípios, e já alcança cerca de 75% da população urbana nacional (mais de 120 milhões de pessoas).
A marca antecipa em quase dois anos as metas da Anatel, ao já conectar as cidades acima de 100 mil habitantes. A rede opera ainda de forma mais otimizada – o custo por gigabyte trafegado no 5G é um terço do valor registrado no 4G – e com maior capacidade, menor consumo de energia e melhor aproveitamento de recursos.
O pós-pago segue como o principal motor de crescimento da companhia, refletindo o sucesso da estratégia de rentabilização da base com novos serviços digitais e migração para planos de maior valor. No trimestre, a receita do segmento cresceu 10,9% A/A, chegando a R$ 4,2 bilhões. A base, excluindo acessos M2M, alcançou 25,4 milhões de linhas, enquanto o ARPU avançou 4,3% ano contra ano, atingindo R$ 55,5. Para acelerar ainda mais essa trajetória, a TIM focará em descontos muito vantajosos em smartphones e outros devices nos planos de maior valor em uma das datas mais relevantes do varejo. A “Black Friday Indecente” traz uma nova abordagem de comunicação – reforçando o digital com campanha estrelada por Cauã Reymond e as embaixadoras IZA e Ivete Sangalo – e ofertas como iPhone 16e 256GB por R$ 1.999 no TIM Black Família com Apple One.
A frente TIM IoT Solutions, criada para viabilizar a transformação digital de importantes setores da economia, alcançou R$ 435 milhões em receita contratada desde o primeiro trimestre de 2024. No terceiro trimestre deste ano, a operadora chegou a 23,5 milhões de hectares cobertos com 4G e mais de 397 mil pontos de iluminação inteligente instalados, consolidando seu protagonismo no agronegócio e na evolução de cidades inteligentes.
Na frente de logística, já são 7.622 quilômetros de estradas conectadas. O destaque do período foi o contrato com a Rota Verde Goiás (BR-060 e BR-452), que implementa a cobertura 4G em 426 quilômetros de percurso, levando conectividade para comunidades no entorno e viabilizando soluções de segurança viária mais eficientes. A companhia também fechou uma parceria com a BWS IoT para conectar 400 mil dispositivos de rastreamento com 4G nos próximos três anos e expectativa de ampliação para mais de 1 milhão de SIMCards.