Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Koh Pee Pee está entre os dois únicos restaurantes do país com o selo Thai Select

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Koh-Pee-Pee_ambiente-interno_Creditos-Koh-Pee-Pee-Divulgacao-3.jpg

O Koh Pee Pee, tradicional restaurante de Porto Alegre/RS, conquistou nesta quinta-feira (28/08) o selo Thai Select 1-Star — distinção concedida a apenas dois estabelecimentos no Brasil. A entrega ocorreu em São Paulo, durante cerimônia promovida pelo Departamento de Promoção do Comércio Exterior do Ministério de Comércio da Tailândia. Além do Koh Pee Pee, apenas um restaurante da capital paulista recebeu a mesma honraria; os outros seis receberam o selo Thai Select sem estrelas.

O selo Thai Select com estrela é conferido a restaurantes tailandeses de alta qualidade que oferecem uma experiência gastronômica confortável e acolhedora, com atmosfera de finecasual dining, hospitalidade completa, equipe atenciosa e receptiva, além de ambientação e apresentação dos pratos que destacam características culinárias únicas.

Na abertura do evento, a Ministra Conselheira do Thai Trade Center, Puttachart Wongmongkol, destacou as novas oportunidades que se abrem ao comércio internacional diante da atual realidade geopolítica. Após a premiação, a programação seguiu com rodadas de negociações entre empresas tailandesas e empresários brasileiros. Esta é a segunda vez que o Ministério de Comércio da Tailândia promove encontro do tipo no Brasil. A maioria dos empresários presentes ainda não vende para o mercado brasileiro e participou para apresentar seus produtos e ampliar oportunidades.

Com 36 anos de história, o Koh Pee Pee proporciona aos clientes uma experiência única, tanto pelos aromas e sabores de sua culinária quanto pela excelência no bem-servir. São mais de 40 variedades no menu, inclusive vegetarianas e livres de glúten, harmonizadas com drinks autorais sofisticados. Preparados com insumos diferenciados e bebidas como espumante brut, gin e licores, os drinks ganham toques especiais com frutas tradicionais da Tailândia e flores comestíveis, além de uma seleta carta de vinhos e cervejas especiais.

A casa, que já possuía o selo Thai Select, agora passa a ostentar a certificação Thai Select com estrela, reafirmando sua posição como referência da gastronomia asiática no Brasil.

Últimas Notícias