
A Copapel, líder na distribuição de soluções para higiene e limpeza profissional no Sul do Brasil, está investindo R$ 6 milhões na expansão de suas operações e parte desse montante será aplicada diretamente no Rio Grande do Sul. Em sua unidade em Porto Alegre, a companhia projeta um crescimento estratégico com a verticalização do centro logístico, o que deve garantir um aumento de 20% na capacidade de armazenagem e maior agilidade nas entregas.
Com nove unidades espalhadas pelos três estados do Sul, a Copapel mira um faturamento de R$ 170 milhões em 2025, o que representa um salto de 17% em relação ao ano anterior. O critério da escolha para investir na unidade de Porto Alegre foi baseado no potencial de crescimento regional e na necessidade de melhorias estruturais para as equipes. “Reconhecemos o tempo que nossa equipe dedica ao trabalho e buscamos oferecer ambientes adequados para valorizá-la”, explica Jonathan May, diretor da Cadeia de Suprimentos da Copapel.
O investimento da empresa inclui ampliações também nas unidades de Joinville e Palhoça (SC), além de Arapongas (PR), e a construção de uma nova sede administrativa em Joinville. As melhorias que devem ser concluídas até o próximo ano trarão ganhos operacionais a médio prazo, como prazos de entrega mais ágeis e maior diversificação de produtos.
HISTÓRICO
Fundada em 1976 em Joinville, a Copapel começou como uma distribuidora de copos descartáveis e papel sulfite. Hoje, com 49 anos de trajetória, a empresa familiar transformou-se em referência nacional, com portfólio de 4 mil itens e nove unidades nos três estados do Sul. O crescimento recente inclui aquisições estratégicas, como a Rejovel no Paraná, e a integração à Allia, maior rede de higiene e limpeza da América do Sul.
A diferenciação no mercado está na cultura de melhoria contínua. Enquanto os concorrentes focam em preços, a empresa que é líder regional em seu segmento investe em sustentabilidade, treinamentos e tecnologia. “Nossas expansões refletem a confiança no potencial do setor e no compromisso com eficiência”, destaca Jonathan May.