Icon search

Compartilhe:

‘Lula pode falar comigo quando quiser’, diz Trump após tarifar o Brasil

Foto: The White House Official / Divulgação

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, nesta sexta-feira (1°), que está aberto ao diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração ocorre dois dias depois de o republicano assinar uma norma executiva que taxa em 50% os produtos brasileiros exportados aos EUA.

“Ele pode falar comigo quando quiser”, disse Trump a jornalistas na saída da Casa Branca, ao ser questionado sobre uma eventual ligação de Lula.

Sobre estar aberto a negociações, Trump explicou que espera “ver o que acontece”, mas que “ama o povo brasileiro”. “Eu amo o povo brasileiro”, afirmou.

Por fim, Trump alegou que “as pessoas que governam o Brasil fizeram a coisa errada”.

Ao anunciar a tarifa, Trump citou uma suposta desvantagem comercial com o Brasil, o processo ao qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta no STF (Supremo Tribunal Federal) e uma suposta censura feita pelo STF a redes sociais americanas.

Entenda

Na quarta-feira (31), o presidente norte-americano, Donald Trump, assinou uma ordem executiva oficializando a medida, com vigência a partir de 6 de agosto.

O decreto estabelece uma lista com cerca de 700 exceções — itens não atingidos pela taxação — entre os quais estão suco de laranja, aviões comerciais, combustíveis, petróleo e minério de ferro.

De acordo com o governo brasileiro, aproximadamente 44,6% das exportações para os Estados Unidos permanecem isentas da nova tarifa.

Fonte: R7

Últimas Notícias