BID conclui missão especial em Porto Alegre para avaliar prejuízos causados pela enchente

A missão técnica culminou com uma sessão de encerramento, com presença do prefeito Sebastião Melo

Melo destacou a importância de contar com parceiros qualificados para apoiar a reconstrução da cidade - Foto Alex Rocha (PMPA)

Uma equipe técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizou uma agenda especial em Porto Alegre nesta semana. O foco é a implementação de um plano de ação para alocar recursos em resposta aos danos causados pelas enchentes na infraestrutura social.

Nesta quarta-feira, 19, terceiro e último dia da missão, foram coletados dados e informações para a primeira fase de diagnóstico do Programa de Desenvolvimento Social com Sustentabilidade Fiscal para Porto Alegre, denominado Porto Alegre+Social, que está em fase de contratação com a instituição financeira. Houve sessões de trabalho para sistematização das informações, atualizações baseadas nas visitas de campo e reuniões com as secretarias.

A missão técnica culminou com uma sessão de encerramento, com presença do prefeito Sebastião Melo e a participação da Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE) e demais setores envolvidos.

Na segunda-feira, 17, primeiro dia da missão técnica, representantes do BID reuniram-se com as secretarias envolvidas para finalizar a etapa de intercâmbio. Na terça-feira, 18, houve visita de campo aos locais atingidos pela enchente. Os técnicos percorreram pontos críticos, incluindo escolas municipais, creches, instalações de esporte e lazer, unidades de saúde, conselho tutelar e Centros de Referência de Assistência Social.

“A parceria com o BID é fundamental para agilizar a recuperação dos equipamentos sociais e trazer assistência técnica de qualidade,” destacou Cezar Schirmer, secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos.

Desenvolvimento Social – “A disponibilidade de recursos do BID neste momento vem ao encontro do que a área social mais necessita devido à situação de calamidade. São vários benefícios, e esse recurso vai alavancar políticas públicas importantes, atendendo uma parcela muito vulnerável da população”, salientou o secretário de Desenvolvimento Social, Jorge Brasil.

Educação – As escolas da rede municipal foram duramente afetadas pela enchente histórica. Ao todo, 14 das 99 unidades escolares da Capital foram totalmente alagadas, com perda total de mobiliário e equipamentos. Durante a visita à Capital, a equipe do banco vistoriou a Escola de Educação Infantil Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago, que já está em processo de limpeza, e as três escolas do bairro Sarandi: Vila Elizabeth e Miguel Granato Velasquez, ambas de educação infantil, e a João Goulart, de ensino fundamental.

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde considera de fundamental importância a articulação com o BID. Os técnicos da instituição reforçaram apoio ao financiamento de equipamentos de saúde atingidos pelas enchentes, como a unidade Santa Marta, visitada pela missão, e se prontificaram em ajudar no planejamento e reconstrução dos espaços.

Esporte e Lazer – A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) está inserida no plano do BID a partir das estruturas que foram atingidas pelas enchentes de maio. Entre os principais locais afetados estão o Centro de Comunidade da Vila Elizabeth (Cecove), no bairro Sarandi, visitado pela missão, e o Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), na Zona Sul.