A coleta de lixo domiciliar, em Porto Alegre, deve ser normalizada na próxima segunda-feira. Na data, a prefeitura vai pagar R$ 500 mil à empresa Litucera – terceirizada responsável pelo serviço – para a quitação do vale-alimentação dos trabalhadores, que suspenderam as atividades na noite dessa sexta.
A definição ocorreu durante reunião emergencial convocada para a manhã deste sábado, no Paço Municipal, com a participação presencial e virtual de gestores municipais e representantes da empresa.
Além do repasse, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) também vai notificar a terceirizada para completar a documentação prevista no contrato, o que não ocorreu até o momento.
“Determinei o pagamento parcial diante da emergência de restabelecer o serviço essencial à população. E a empresa assumiu o compromisso de fazer o pagamento aos trabalhadores para a retomada o mais rápido possível. A empresa ainda tem que comprovar o restante da documentação para os demais pagamentos do serviço”, afirmou o prefeito.
Fim de semana
Diante da situação, não vai haver recolhimento de lixo com fluxo considerado normal no sábado e no domingo, já que o serviço vem sendo atendido de forma pontual por caminhões do Departamento Municipal de Lixo Urbano (DMLU). No entanto, o cenário não atinge a coleta de contêineres, nem a seletiva.
Em razão disso, Melo pediu que os porto-alegrenses evitem o descarte de lixo durante o fim de semana.
Ainda segundo a prefeitura, os bairros que tiveram o recolhimento de resíduos afetados nessa sexta foram Azenha, Partenon, São João, Santana, Santo Antônio, Navegantes, Floresta, São Geraldo, Santa Cecília, Jardim Botânico e Aparício Borges.