PF cumpre 27 mandados de busca e apreensão na 28ª fase da Operação Lesa Pátria

Segundo a corporação, ação foca nos supostos financiadores e fomentadores dos atos de 8 de janeiro de 2023

Extremistas quebraram prédios históricos em 8/1 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20) a 28ª fase da Operação Lesa Pátria, que visa identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos extremistas do 8 de Janeiro. Segundo a corporação, 27 mandados de busca e apreensão são cumpridos em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Goiás. Os nomes dos alvos não foram divulgados.

As investigações mostram que os danos aos prédios públicos podem ter chegado aos R$ 40 milhões. Por isso, a Justiça também autorizou o bloqueio de bens ligados aos alvos da operação desta quinta. Os mandados foram expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

“As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas”, disse a PF, em comunicado.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.