Defesa Civil mantém alerta para chuvas intensas no Rio Grande do Sul

Porto Alegre e a Região Metropolitana estão entre as áreas que podem ter períodos de chuva forte no decorrer do dia

Em Quaraí, o rio Quaraí transbordou chegando em nove metros e 34 centímetros - Foto: Defesa Civil de Santa Maria.

A Defesa Civil mantém o alerta para o Rio Grande do Sul em função das chuvas intensas que atingem várias regiões do Estado, desde a madrugada do último domingo. Nas últimas horas, um dos maiores acumulados foi registrado em Santa Maria, com 56,6 mm. Na região, a atenção se dá para o encharcamento do solo. Na Rua dos Cajueiros, no bairro Santa Marta, moradores relataram a queda de um muro de uma residência. Não há desabrigados, feridos ou desalojados. De acordo com a Defesa Civil, por apresentarem morros, bairros da região Nordeste do município estão sendo monitorados. Entre os que apresentam maior risco de transtornos, Itararé, Campestre e João Goulart.

Além de Santa Maria, também aparecem na lista de maiores acumulados, Faxinal do Soturno – com 50,2 mm, e Nova Palma – com 49,2 mm.

Em Quaraí, o rio Quaraí transbordou chegando em nove metros e 34 centímetros. Segundo a Diretora da Defesa Civil do município, nesta manhã, o rio está com 8 metros e 17, descendo seis centímetros por hora. De acordo com Luana Guterres, a grande preocupação agora é com o risco de inundação, já que rios do Uruguai e também o Sarandi desaguam na região.

Preventivamente, dez pessoas foram retiradas de áreas de risco e encaminhadas para abrigos. Luana salienta que por conta da chuva, o telefone da Secretaria de Obras da localidade, não está funcionando. Em caso de emergência, a comunidade pode contatar a Defesa Civil de Quaraí pelo 55 9 9700-7210.

Segundo a MetSul a chuva deve continuar ao longo desta terça-feira em todo o território gaúcho, e uma frente fria avança de Oeste para Leste no Estado. Porto Alegre e a Região Metropolitana estão entre as áreas que podem ter períodos de chuva forte no decorrer do dia.