Criada Frente Parlamentar de fiscalização do transporte público em Esteio

Grupo será responsável por debater o melhor e mais viável modelo de concessão

Entre o fim de fevereiro e o início de março, rodoviários permaneceram em greve durante nove dias - Foto: Fernanda Bassôa / Especial CP

Foi criada pela Câmara de Vereadores de Esteio a Frente Parlamentar de Fiscalização e Acompanhamento do Processo de Concessão do Transporte Público Coletivo de Passageiros do Município. Os vereadores aprovaram por unanimidade a formação do grupo que terá o objetivo de debater o melhor e mais viável modelo de concessão do transporte coletivo para atender os interesses dos usuários, levando em consideração aspectos como a limpeza e conservação dos veículos, acessibilidade e transparência na definição da tarifa.

De acordo com o autor da proposta, o vereador Sandro Severo, a Frente também vai debater outras questões ligadas aos locais de embarque e tempo de espera. “Além da viabilidade de transporte gratuito no Município, horário de funcionamento das linhas, condições gerais da prestação do serviço e estruturas onde os passageiros aguardam pelos ônibus”.

Entre o final de fevereiro e o início de março, os trabalhadores rodoviários que fazem o transporte das linhas municipais e metropolitano de Esteio permaneceram em greve durante nove dias reivindicando recomposição do adicional de dupla função, aumento do vale alimentação e reajuste salarial. Um dia antes do fim da greve, o prefeito de Esteio Leonardo Pascoal anunciou que abriria, de forma imediata, um novo processo de contratação para o transporte coletivo do município, no qual a atual operadora e demais empresas do grupo estariam impedidas de participar. De acordo com o prefeito, a medida visa, defender o interesse coletivo da população que precisa do serviço.