Caminhões-pipa abastecem bairros de Cachoeirinha e Gravataí

Bairros Chico Mendes, Canarinho, Morada do Vale 1 e 2 já têm água na rede, com sistemas operando por gerador

Foto: Guilherme Chaves / Corsan / Divulgação

Diante da falta de energia elétrica causada por problemas na rede devido o temporal que atingiu o Estado entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira, consequentemente muitas cidades sofrem com o desabastecimento de água. O novo boletim emitido pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Corsan, na manhã desta sexta-feira, mostra que tanto Cachoeirinha (bairros Chico Mendes e Canarinho) quanto Gravataí (Morada do Vale 1 e 2) já têm água na rede, com sistemas operando por gerador. Nestas localidades, de acordo com a Companhia, 26 caminhões-pipa foram deslocados para abastecer as regiões.

Em Cachoeirinha, quatro carretas descarregam 120 mil litros de água nos reservatórios e outras cinco abastecem a região do Chico Mendes. O bairro receberá, ao todo, 12 caminhões nesta sexta-feira. Em Gravataí, quatro caminhões-pipa foram deslocados para abastecer prioritariamente o bairro Morada do Vale e mais três caminhões estão atendendo pontualmente as residências. Além dos veículos que já trabalham na região, mais sete caminhões estão em deslocamento e de prontidão para atender as localidades mais afetadas das cidades de Cachoeirinha e Gravataí. Conforme informou a Corsan, o nível de abastecimento da maioria dos reservatórios é considerado satisfatório e o abastecimento está sendo retomado, gradualmente.

Desde terça-feira a Corsan trabalha mobilizada em operação força-tarefa para minimizar os impactos gerados ao sistema de abastecimento de água, em todo Estado, após as fortes chuvas. Muitas estruturas físicas foram comprometidas, mas centenas de colaboradores trabalham permanentemente para restabelecer o abastecimento a toda a população. A Corsan vem adotando medidas emergenciais como a contratação de geradores para suprir a falta de energia elétrica e de carros-pipa para atendimentos emergenciais.

Neste momento, estão em operação 79 geradores em 22 cidades de diversas regiões do Estado, número que pode variar ao longo do dia. Equipes da Corsan seguem reforçadas e atuam em regime emergencial para prestar o suporte necessário até que a situação seja completamente normalizada. A empresa continua à disposição das operadoras de energia para contribuir com o restabelecimento da regularidade dos serviços.