IPCA-15, IGP-M e dados do Caged marcam a quinta-feira

Mercado sinaliza que prévia da inflaçao pode variar de uma alta de 0,24% a 0,27%

Crédito: Freepik

O último dia de funcionamento do mercado financeiro será marcado pela divulgação de importantes indicadores. O primeiro a ser divulgado será o IGP-M, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), indicador muito utilizado na correção de contratos de aluguel. Na sequência, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) libera o resultado do IPCA-15 que, na mediana de analistas, terá avanço de 0,27% na comparação mensal, podendo variar de uma alta de 0,24% a 0,27%, fazendo com que a taxa anual provavelmente caia para 4,6%.

Em novembro, o IGP-M apresentou alta 0,59% após também ter elevado em 0,50% em outubro. No mês passado, o indicador acumulava recuo de -3,89% no ano e queda de -3,46% em 12 meses. Em novembro de 2022, o índice tinha mostrado queda de 0,56%, mas acumulava alta de 5,90% em 12 meses.

Conforme André Braz, coordenador dos índices de preços da FGV, em novembro foi observado um incremento substancial nos preços de commodities componentes do índice ao produtor, com destaque para o preço do farelo de soja e do café em grão, além de uma contribuição expressiva do óleo diesel.

O dia será marcado também pela apresentação dos dados de geração de emprego formal, pelo Caged. Analistas projetam a criação de um número 160 mil e 184 mil empregos formais, contra 190 mil em outubro.