Haddad anuncia esta semana medidas para eliminar déficit primário

Medidas serão alternativa à derrubada pelo Congresso do veto à renovação da desoneração da folha

"Precisamos dar os passos necessários para completar o nosso ciclo fiscal" - Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prepara para esta semana a apresentação de novas medidas para eliminar o déficit primário no próximo ano. Segundo ele, a equipe econômica está acelerando esse processo, acabando com o déficit primário até 2024. “O resultado está contratado, estamos aqui disputando o ritmo do processo”, disse ele, defendendo que sob as novas regras fiscais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o Brasil invariavelmente avançará para o equilíbrio fiscal.

Ainda não se tem detalhes das novas medidas, mas uma delas será uma alternativa à derrubada pelo Congresso do veto à renovação da desoneração da folha de 17 setores da economia, com as demais voltadas à compensação por perda de receita. “Vamos anunciar novas medidas que nos parecem importantes para garantir esse mesmo sentido (fiscal) que está sendo buscado”, completou em encontro com jornalistas na sexta-feira, 22.

Haddad havia estimado que a derrubada do veto de Lula tinha um impacto fiscal de cerca de R$ 25 bilhões, que não estava previsto no orçamento do ano que vem.