UniSuper lança rede associativa para desenvolver supermercados de bairro

Rede ProSuper já nasce com sete associados e 11 lojas

Crédito: Divulgação

A primeira loja da Rede ProSuper, que vem transformar a realidade de muitos negócios familiares do setor supermercadista gaúcho, foi inaugurada em Alvorada. Lançada pela Rede UniSuper em sua convenção realizada no final de novembro, a ProSuper foi criada para desenvolver e profissionalizar mercados de bairros de Porto Alegre e da Região Metropolitana por meio do associativismo, ou seja, de um modelo de colaboração pelo qual empresas se unem em torno de um objetivo comum. Para 2024, o plano é ingressar no segmento atacadista, acompanhando as tendências do varejo mundial. A nova marca – UniAtacadista – já está definida e deve ser apresentada ao mercado no início do próximo ano.

“Sempre acreditamos que unindo forças somos mais fortes para ir mais longe. Foi assim que construímos a Rede UniSuper há 23 anos e é assim que estamos construindo a ProSuper”, diz o presidente da Rede UniSuper, Sandro Formenton.

A nova rede, que já nasce com sete associados e 11 lojas, tem como meta chegar a 40 unidades em dois anos. “Este projeto surgiu da nossa própria experiência. As famílias que fundaram a Rede UniSuper começaram com mercados de bairro e foram crescendo e se profissionalizando com o tempo. Nosso objetivo é compartilhar nosso aprendizado, nossa infraestrutura e nosso modelo de negócio para acelerar a profissionalização dos associados ProSuper”, complementa Formenton.

Na prática, funciona assim: ao ingressar na rede, o supermercado passa por uma reforma para adequação do layout e da infraestrutura. Todos os detalhes são ajustados para que a loja ganhe mais conforto e segurança para atender ao padrão de qualidade da rede. Mudam as cores e, em alguns casos, a disposição dos itens, a distribuição das mercadorias e o mix de produtos oferecidos. Mas um aspecto bem importante a Rede ProSuper faz questão de preservar: a identidade de cada negócio. “Na fachada, nós mantemos o nome original do mercado, que muitas vezes é o nome da família. O mercado não desaparece, mas cresce”, ressalta o presidente da Rede UniSuper.

O primeiro a passar por este processo foi o Macrozatti Supermercado. Fundado em 1989 pelo pai e pelos irmãos da atual proprietária, Andressa Guzati, o negócio hoje é conduzido por Andressa e pelo seu filho Vinícius, membro da terceira geração da família. Concluída a reforma, a expectativa, agora, é de crescer e de se profissionalizar ainda mais, colhendo os frutos da nova parceria.