Indústria calçadista exportou 110,9 milhões de pares até novembro

Resultado revelam queda de 14,2% em volume e 8,8% no comparativo do acumulado do ano

Crédito: Divulgação/Abicalçados

O acumulado dos 11 meses de 2023 apontam que a indústria calçadista embarcou 110,9 milhões de pares, que geraram US$ 1,09 bilhão, resultados inferiores tanto em volume (-14,2%) quanto em receita (-8,8%) em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Já no recorte de novembro, as exportações somaram 8,47 milhões de pares e US$ 87,4 milhões, quedas de 16,3% e 8,5%, respectivamente, ante igual mês de 2022.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, ressalta que os embarques seguem refletindo o cenário internacional de desaquecimento do mercado, inflação e juros elevados em alguns dos principais destinos do setor. A notícia positiva, no entanto, é a recuperação das exportações para os Estados Unidos, embora seja em função de uma base mais fraca.

“Nos últimos meses do ano passado, já estávamos encontrando algumas dificuldades nos Estados Unidos. O crescimento, apesar de ser um alento para o setor, é reflexo de uma base muito fraca”, destaca o dirigente. A concorrência chinesa, que vem aumentando seus embarques no mundo todo, é outro entrave para os embarques nacionais.

“Concorrer com a China, um país que produz 5 de cada 10 pares de calçados no mundo, e que promove dumping – preços diferentes no seu mercado doméstico e no internacional -, sem cumprir legislações trabalhistas e de sustentabilidade é muito difícil. No ano passado, com os fretes mais caros, tivemos vantagens competitivas para países geograficamente mais próximos, mas com a normalização do preço perdemos mercado”, explica Ferreira.

DESTINOS

Entre janeiro e novembro, o principal destino do calçado brasileiro no exterior foi a Argentina, para onde foram embarcados 13,67 milhões de pares, que geraram US$ 216,36 milhões, queda de 9,6% em volume e incremento de 28,2% em receita ante o mesmo período do ano passado. No recorte de novembro, foram embarcados para lá 762,48 mil pares por US$ 13,43 milhões, queda de 2,8% em volume e incremento de 21,3% em receita na relação com intervalo correspondente de 2022.

O principal exportador de calçados do Brasil segue sendo o Rio Grande do Sul. Entre janeiro e novembro, partiram das fábricas gaúchas 33,15 milhões de pares, que geraram US$ 506,9 milhões, quedas de 16,4% e 10,6%, respectivamente, ante o mesmo intervalo do ano passado. Já no recorte de novembro, as exportações gaúchas somaram 2,68 milhões de pares e US$ 40 milhões, quedas de 13,5% e 13,7%, respectivamente, ante o mês correspondente de 2022.