Com o cenário de desabastecimento de água se agravando nas regiões mais atingidas pelas enchentes, tanto pela alta demanda quanto pela dificuldade logística, a Fruki Bebidas antecipou o projeto de envase de água na nova fábrica de Paverama (RS), previsto para o segundo semestre do ano, para atender às atuais necessidades emergenciais dos mercados gaúchos.
A iniciativa pode ampliar em até 1,4 milhão de litros/dia a disponibilidade de água destinada para venda, prioritariamente para a região metropolitana de Porto Alegre e região Sul do estado. “Neste momento crítico, precisamos utilizar todos os recursos disponíveis para atender a população. Seguiremos com os esforços de doação, agora adicionado ao aumento de envase para venda. Estamos atentos aos desdobramentos das enchentes que seguem até Pelotas. Precisamos estar cada vez mais preparados”, destaca a diretora-presidente da Fruki Bebidas, Aline Eggers Bagatini.
Com uma das fábricas mais modernas e tecnológicas da América Latina, a planta de Paverama aumentou em 50% a capacidade produtiva da Fruki e está fora do epicentro das enchentes, o que facilita o escoamento dos produtos para a região Sul. Entretanto, ainda há previsão de demora nas entregas com as precárias condições logísticas, tais como estradas e pontes afetadas e disponibilidade de caminhões para transporte.
ALTERNATIVA
A fábrica de Lajeado seguirá dedicada ao envase de Água da Pedra, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Já Paverama tem capacidade de envasar de 20 a 52 mil garrafas PET por hora da água Flua, proveniente de Paverama. “Por enquanto, a nova fábrica não possui linha para envase de PET 5L. Encontramos a alternativa da embalagem PET 3L, legado da produção de refrigerantes Fruki, para darmos mais uma opção aos nossos clientes e consumidores neste momento”, explica Aline. A Fruki continuará atendendo à população gaúcha frente às enchentes conforme as condições internas e externas permitirem.
A Fruki Bebidas permanece realizando doações de água para abastecer caminhões pipa, também em parcerias através da Defesa Civil e da Corsan, em ambas as fábricas. Já foram mais de 15 milhões de litros de água. A cada dia que passa, são doados em média outros 1 milhão de litros. As doações para a região do Vale do Taquari, Porto Alegre e região metropolitana e região Sul do RS são destinadas exclusivamente para a hidratação da população vítima das enchentes.