STF começa hoje julgamento sobre precatórios

Equipe econômica aguarda resultado para fechar Orçamento da União para 2024

As prisões foram mantidas após audiência de custódia realizada por um juiz instrutor do gabinete do ministro Alexandre de Moraes. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para esta segunda-feira, 27, o julgamento virtual sobre a validade do atual regime de pagamento de precatórios, títulos de dívidas do governo federal reconhecidas definitivamente pela Justiça. O resultado do julgamento é esperado pela equipe econômica diante do fechamento do Orçamento da União para 2024. O atual regime de pagamento foi aprovado no governo do presidente de Jair Bolsonaro e permitiu o parcelamento do pagamento de precatórios acima de 60 salários mínimos.

A constitucionalidade do novo regime é contestada no Supremo em ações protocoladas em 2021 pelo PDT e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Conforme a Advocacia-Geral da União (AGU), o regime prevê aumento crescente da despesa chegando a uma situação impagável de R$ 250 bilhões até 2027. O relator é o ministro Luiz Fux.