Policiais federais fazem mobilização nacional nesta quinta-feira

Em Porto Alegre, ato está marcada para 9h30min, no saguão da Superintendência Regional

Foto: PF / DIVULGAÇÃO

Servidores da Polícia Federal promovem, nesta quinta-feira, uma mobilização reivindicando reestruturação da corporação em todo o Brasil. O Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul confirmou, em nota, adesão ao protesto. As negociações com o governo federal, para a reestruturação da carreira, começaram em 15 de junho, quando o Ministério da Justiça e Segurança Pública encaminhou um ofício ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A proposta apresentada partiu da própria Polícia Federal.

As manifestações devem ocorrer em todo o Brasil em um movimento que a entidade chama de “dia D”. No Rio Grande do Sul, a mobilização está marcada para as 9h30, no saguão da Superintendência Regional, em Porto Alegre, e nas delegacias de Polícia Federal, no interior.

A categoria sustenta ter sido afetada de maneira desproporcional por reformas como a da Previdência, além de preterida em relação a outras carreiras típicas de Estado. Outro fator citado é o aumento de demandas da Polícia Federal, sem a valorização correspondente.