Quarto avião da FAB com brasileiros resgatados chega ao Rio de Janeiro

Mais de 200 brasileiros retornaram nesse voo

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil/Divulgação

O quarto avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com cidadãos do Brasil que estavam em Israel pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, no início da madrugada deste sábado (14). A bordo estavam 207 brasileiros vindos da zona de conflito entre o Exército israelense e o grupo terrorista Hamas, além de quatro animais de estimação — dois cachorros e dois gatos. Com a chegada da quarta aeronave, a operação de resgate coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, em parceria com a FAB, totaliza 701 pessoas e quatro animais de estimação repatriados ao país.

O quinto voo da FAB para o resgate de brasileiros na zona de conflito saiu do Galeão rumo à Itália na quinta-feira (12). Em Roma, capital italiana, a tripulação aguarda orientações para seguir até Tel Aviv, em Israel. A previsão é de que a aeronave pouse no Rio de Janeiro na noite deste domingo (15).

O terceiro voo de repatriação chegou à Base Aérea do Recife, em Pernambuco, na madrugada desta sexta-feira (13), com 69 passageiros. Cinco desceram na capital pernambucana. O restante seguiu viagem para o destino final, Guarulhos (SP). O primeiro voo de resgate chegou a Brasília com 211 brasileiros na madrugada de quarta-feira (11). Já o segundo avião, com 214 pessoas a bordo, retornou ao Brasil na madrugada de quinta (12).

Brasileiros em Gaza

Há, ainda, um sexto voo designado para repatriação. A Presidência da República disponibilizou um avião com capacidade para 40 pessoas para trazer ao Brasil cerca de 20 brasileiros que estão na Faixa de Gaza, região onde o bombardeio de Israel contra o Hamas é mais intenso. A aeronave presidencial está em Roma, na Itália, e aguarda autorização para pousar no Egito.

Os brasileiros em Gaza estão abrigados em uma escola desde quarta (11), no norte da região. Eles estão seguros e ansiosos pelo retorno para o Brasil, como declarou uma fonte da representação brasileira em Ramallah, na Cisjordânia, ao R7.

Os ônibus que vão levá-los à cidade de Khan Younes, onde se encontram o restante dos passageiros que serão repatriados, já estão na escola. A viagem será na manhã deste sábado (14), no horário local.

No entanto, nem todos os brasileiros que estão abrigados na escola querem retornar ao país. Dos 19 cidadãos acolhidos na instituição de ensino, apenas dez desejam ser repatriados. O dado mais atualizado revela que 22 brasileiros, no total, querem voltar para o Brasil. Além dos dez que estão abrigados, outros 12 estão fora da escola, na cidade de Khan Younes, no sul de Gaza.

Entre os 22 brasileiros que aguardam repatriação, estão dez crianças, sete mulheres e cinco homens. Já dos 19 cidadãos que estão na escola, 11 são crianças; cinco, mulheres; e três, homens. O Exército israelense foi avisado do abrigo para não atacar o local.

Saída pelo Egito

O plano é retirar os brasileiros da região por Rafá, cidade no sul de Gaza que faz fronteira com o Egito. Para executar a ação, porém, o governo brasileiro aguarda a liberação das autoridades egípcias. O pedido, feito há cinco dias, ainda não foi respondido.

Dois ônibus já estão disponíveis para transportar os brasileiros das quatro cidades até Rafá. Uma vez no local, eles serão levados, também por via terrestre, ao aeroporto mais próximo — a princípio, o aeroporto egípcio El Arish, distante 53 km da fronteira com Gaza.

Além da autorização do Egito, é necessário que a passagem entre Rafá e o país esteja aberta. O posto fronteiriço foi bombardeado pelo menos três vezes pelas Forças israelenses.