Administradora do trecho 1 da Orla do Guaíba calcula que 150 toneladas de resíduos tenham sido trazidas pela cheia

Empresa prevê 15 dias para a conclusão da limpeza do local

Foto: Guilherme Almeida/CP

A GAM3 Parks, concessionária que administra o trecho 1 da Orla do Guaíba, calcula que cerca de 150 toneladas de resíduos tenham sido trazidas pela cheia do Guaíba e prevê 15 dias para a conclusão da limpeza do local. Os danos já verificados incluem lixeiras danificadas, degradação da quadra de areia, piora nas erosões existentes e a interdição de uma passarela de passeio.

Uma vistoria mais minuciosa, que vai se estender aos decks e à pracinha da região, deve ser realizada assim que o nível do Guaíba voltar ao normal. Os esforços de limpeza ficarão inicialmente concentrados na remoção do entulho.

A concessionária orienta a população a não mexer em água parada nem nos resíduos encontrados na área afetada, uma vez que podem estar contaminados e representar riscos à saúde.

A área de passeio ao nível do Guaíba não está liberada para uso. Os banheiros e bares que não sofreram danos significativos seguem disponíveis para a população.

Já o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) informou ter recolhido 120 toneladas de resíduos em locais com possibilidade de acesso, nesta quinta-feira. A atividade deve se estender pelos próximos dias, conforme as águas forem baixando.

O serviço teve início no trecho 3 da Orla do Guaíba, seguindo pelas avenidas Padre Cacique e Guaíba, no bairro Ipanema, assim como na Vila dos Sargentos, no bairro Serraria. No turno da tarde, conforme as águas começaram a baixar, a equipe iniciou a limpeza do calçadão da praia do Lami.

Cerca de 130 garis das seções Centro, Sul e Extremo-Sul do DMLU executaram os serviços de raspação do lodo, varrição e remoção de entulho acumulado. A ação contou com o auxílio de três retroescavadeiras e 13 caminhões. Os materiais recolhidos serão encaminhados para o aterro sanitário de Minas do Leão, na região Carbonífera.

Confira a íntegra da nota emitida pela GAM3 Parks: 

“A região do Trecho 1 da orla enfrentou recentemente enchentes, resultando em danos e desafios. Aqui estão alguns dos principais pontos relacionados a essa situação:

Estimativa de resíduos: Estima-se que aproximadamente 150 toneladas de resíduos tenham sido trazidas pelas águas, causando preocupações significativas em relação à limpeza e à saúde pública.

Esforços de limpeza: Até o momento, 20 pessoas estão trabalhando incansavelmente para lidar com a limpeza do local. A previsão é que seja necessário um período de 15 dias para concluir.

Danos identificados: Os danos já averiguados incluem lixeiras danificadas, algumas com perda total, a degradação da quadra de areia, a piora nas erosões existentes e a interdição de uma passarela de passeio.

Vistoria futura: Uma vistoria minuciosa será realizada por técnicos e pela GAM3 Parks assim que nível do Guaíba voltar ao normal. Esta vistoria se estenderá aos decks e à pracinha da região, aparentemente sem danos visíveis, mas que exigem avaliação antes de serem liberados para uso.

Foco da limpeza: Os esforços de limpeza estão inicialmente concentrados na remoção dos resíduos, que iniciou hoje às 06h. Posteriormente, a atenção será voltada para a retirada de material orgânico.

Avisos aos usuários: A população local é aconselhada a não mexer em água parada nem em lixos encontrados na área afetada, uma vez que podem estar contaminados e representar riscos à saúde. Além disso, é importante ressaltar que a região foi invadida por diversos animais, incluindo cobras, lagartos e outros, exigindo prudência.

Uso de bares e banheiros: Os bares e banheiros da área estão liberados para uso e foram devidamente limpos, sem danos significativos.

Restrição de área de passeio: A área de passeio ao nível do Lago Guaíba ainda não está liberada para uso. A comunidade será informada sobre a reabertura assim que a vistoria técnica for concluída e a segurança do local estiver garantida.

Estamos empenhados em lidar com os desafios causados pelas enchentes e garantir a segurança e o bem-estar dos visitantes e operadores comerciais da orla.

Pedimos a cooperação de todos para seguir as orientações de segurança e aguardar a liberação das áreas afetadas.”