Eleições para o Conselho Tutelar serão parciais na capital e adiadas em quatro cidades gaúchas

Tribunal Regional Eleitoral deve propor nova data para o pleito

Foto: Cesar Lopes/PMPA

A eleição para o Conselho Tutelar de Porto Alegre, marcada para este domingo, vai ser mantida parcialmente. No Interior gaúcho, quatro cidades terão o pleito adiado. Os prejuízos decorrentes das enchentes forçaram a medida.

Com 37,7 mil eleitores aptos a votar, a microrregião 1, correspondente aos bairros Anchieta, Arquipélago, Farrapos, Humaitá, Marcílio Dias, Navegantes e São Geraldo, vai ter o processo adiado em razão da cheia do Guaíba. O Tribunal Regional Eleitoral deve propor a uma nova data do pleito nessas localidades.

Os 21 integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) aprovaram a medida, em reunião nesta quarta. O Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) publica a decisão nesta quinta. A nova data pode ser unificada com o calendário de votação com outros quatro municípios gaúchos que ficaram impedidos de realizar o processo em razão das enchentes.

Nesta terça, o prefeito Sebastião Melo confirmou que havia pedido ao Ministério Público Estadual para adiar as eleições do Conselho Tutelar. De acordo com ele, os candidatos em parte da cidade perderam condições de fazer campanha e a população, de votar.

Com a alteração do pleito, no próximo domingo, 273 urnas eletrônicas serão utilizado nas outras nove microrregiões da capital. Todos os eleitores que estiverem em dia com a Justiça Eleitoral até 3 de julho de 2023 podem participar da votação. Os locais do pleito e detalhes podem ser consultados aqui.

No Interior, quatro cidades com pleito adiado

De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Sul, os municípios de Rio Grande, no litoral Sul, Bagé, na Campanha, e Muçum e Lajeado, no Vale do Taquari, tiveram atendidos os pedidos de adiamento do processo eleitoral. A nova data ainda vai ser divulgada.

Veja onde ocorre votação para o Conselho Tutelar da capital, em 1º de outubro

Microrregião 2 – Norte e Noroeste
Bairros – Boa Vista, Cristo Redentor, Higienópolis, Jardim Floresta, Jardim Lindóia, Jardim Itu Sabará, Jardim São Pedro, Passo D’Areia, Santa Maria Goretti, São João, Sarandi, São Sebastião e Vila Ipiranga.

Microrregião 3 – Leste
Bairros – Bom Jesus, Chácara das Pedras, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Itu Sabará, Morro Santana, Três Figueiras e Vila Jardim.

Microrregião 4 – Partenon
Bairros – Cel. Aparício Borges, Partenon, Santo Antônio, São José e Vila João Pessoa.

Microrregião 5 – Glória, Cruzeiro e Cristal
Bairros – Belém Velho, Cascata, Cristal, Glória, Medianeira e Santa Tereza.

Microrregião 6 – Centro-Sul e Sul
Bairros – Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Jardim Isabel, Nonoai, Pedra Redonda, Serraria, Teresópolis, Tristeza, Vila Assunção, Vila Conceição e Vila Nova.

Microrregião 7 – Restinga
Bairros – Belém Novo, Chapéu do Sol, Lageado, Lami, Ponta Grossa e Restinga.

Microrregião 8 – Centro
Bairros – Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Marcílio Dias, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’ Serrat, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília e Santana.

Microrregião 9 – Lomba do Pinheiro
Bairros – Agronomia e Lomba do Pinheiro.

Microrregião 10 – Nordeste e Eixo Baltazar
Bairros – Mário Quintana, Passo das Pedras e Rubem Berta.

Pleito adiado, ainda sem data

Microrregião 1 – Ilhas, Humaitá e Navegantes
Bairros – Anchieta, Arquipélago, Farrapos, Humaitá, Marcílio Dias, Navegantes e São Geraldo.