Concessionária vai mensurar barulho em shows durante o Acampamento Farroupilha

Shows e bailes vão ocorrer das 18h às 23h30min

Foto: Ricardo Giusti/CP

O Acampamento Farroupilha do Parque Harmonia vai servir para que a concessionária GAM3 Parks monitore o barulho provocado pelas atrações culturais programadas para ocorrer durante o evento. A empresa busca atender a uma recomendação encaminhada pelo Ministério Público à prefeitura. Denúncias feitas ao órgão apontaram que os eventos organizados no local não vêm respeitando os limites de ruído.

Entre mais de 100 atrações culturais, o Acampamento vai ter apresentações de teatro, shows, música instrumental, trova, danças folclóricas, chulas e declamação, além de bailes e eventos nos piquetes. Os shows e bailes vão ocorrer das 18h às 23h30min. Os que acontecerem no palco principal vão ter a emissão de som monitorada pela concessionária, que elabora um estudo de acústica para a posterior execução de um plano de mitigação de ruídos no parque.

O palco principal vai ter shows de Fofa Nobre e Tchê Guri; Brunetto y Santa Fé e Tchê Barbaridade; Cristiano Fantinel e Gurias Gaúchas, entre outras atrações. O acampamento ocorre entre 1º e 20 de setembro, com previsão de público superior a 1,4 milhão de pessoas, número de visitantes do ano passado.

Considerado o maior evento gauchesco do mundo, o Acampamento Farroupilha, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), em parceria com a GAM3 Parks, teve como tema escolhido, neste ano, a Revolução de 1923.

Plantio de árvores
Durante o evento, a Gam3 Parks vai realizar o projeto Bosque Farroupilha, com o plantio de 41 mudas de espécies nativas gaúchas, como o ipê-rosa e o salso crioulo, como parte da compensação ambiental prevista para mitigar os impactos das intervenções e revitalização no Parque Harmonia. Ao todo, 250 mudas serão plantadas até o fim do ano.