Intenção de consumo para o terceiro trimestre está 7,78% mais alta, diz Ibevar

Em 17 segmentos acompanhados há expectativa de manutenção ou crescimento das compras

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A intenção de compra dos consumidores brasileiros para o terceiro trimestre de 2023 está 7,78% maior em relação à verificada no mesmo período do ano passado. A informação consta no estudo do Ibevar/FIA Business School sobre tendências do consumo e, comparado com segundo trimestre, a alta é de 1,32%. Em relação aos últimos 12 meses até setembro de 2023, a projeção é de um aumento do consumo de 3,97%.

A projeção para o consumo dos três primeiros trimestres de 2023, segundo a pesquisa, indica um aumento de 5,31% em relação ao mesmo período de 2022. Segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) e professor da FIA Business School, há um comprometimento da renda real bastante elevado, evidenciado pela expansão contínua da inadimplência, e que isso pode inibir ou diminuir esse movimento expansionista.

“A tendência é de expansão. A expectativa é de uma maior contribuição do consumo no PIB para esse próximo trimestre em função das expectativas da redução da taxa de juros e queda da inflação, que abre um espaço no crescimento da renda real das famílias”, disse Felisoni.

TERCEIRO TRIMESTRE

Para o terceiro trimestre, dos 22 segmentos que são acompanhados, em 17 se espera manutenção ou crescimento das compras, ou seja 77% do total. Só em cinco deles foi projetada queda. Comparado com o mesmo trimestre do ano passado, os maiores destaques de alta estão em móveis e eletrodomésticos (+7,83%) e em tecidos, vestuário e calçados (+7,51%).

Além de móveis e eletroeletrônicos, outro segmento dependente de crédito que está com perspectivas melhores é o de automóveis, motos, partes e peças, com projeção de vendas 0,76% maior no 3º trimestre ante o trimestre anterior e 2,75 % ante o mesmo período de 2022.