Receita Federal define calendário de restituição do IR 2023

Pagamentos começam em 31 de maio, sendo dividida em cinco grupos mensais até 29 de setembro

IRPF. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Receita Federal anunciou o calendário de restituição para os contribuintes. As restituições começam a ser pagas em 31 de maio, sendo dividida em cinco grupos mensais até 29 de setembro, determinado a partir da data de entrega da declaração. Tradicionalmente recebem primeiro os idosos com idade superior ou igual a 80 anos, idosos a partir de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.

No caso de atraso na entrega da declaração, será aplicado multa de 1% ao mês do calendário ou fração de atraso, que será calculada sobre o total do imposto devido. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e o valor máximo é equivalente a 20% do imposto devido.

Segundo a Receita, para este ano, o contribuinte que utilizar o modelo pré-preenchido ou optarem por receber o valor por meio da chave PIX, ao ser o CPF, terá prioridade no momento da restituição. Para a autoridade fiscal, as duas modalidades de prioridade reduz os erros na declaração. Ao cidadão optar pelo PIX, não há necessidade de informar nenhum número bancário, apenas o CPF.

Calendário de Restituição

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 31 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 29 de setembro.