Zelensky: entrega de tanques é “passo importante” para vitória contra Rússia

Estados Unidos anunciaram hoje a entrega de 31 tanques Abrams para o país

Foto: Handout / Ukrainian Presidential Press Service

Os Estados Unidos anunciaram, nesta quarta-feira, a entrega de 31 tanques Abrams para a Ucrânia horas após a Alemanha ter autorizado o envio de veículos de combate Leopard. Kiev vinha reivindicando insistentemente esses equipamentos para conter o avanço do Exército russo.

“O anúncio de Estados Unidos e Alemanha de que vão autorizar a entrega de tanques pesados à Ucrânia é um passo importante para a vitória do país, invadido pelo Rússia”, afirmou o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, nesta quarta-feira.

O presidente ucraniano agradeceu no Twitter ao chefe de Estado americano, Joe Biden, pela “poderosa” decisão. “É um passo importante rumo à vitória”, opinou. “Hoje, o mundo livre está unido como nunca antes com um objetivo comum: a libertação da Ucrânia”, acrescentou.

O chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andriy Yermak, classificou o dia como “histórico” e garantiu, em postagem no Telegram, que os tanques “vão decidir” a “futura vitória” da Ucrânia. “Jamais nos esqueceremos disso. Chega o grande momento. A democracia vai prevalecer”, acrescentou.

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, afirmou que o anúncio dos Estados Unidos era “o resultado sólido das negociações com os aliados e uma prova do apoio global à Ucrânia”.

*Com informações da Agência France Presse (AFP)