Carnaval: Descida da Borges, em Porto Alegre ocorre em apenas uma noite em 2023

Costumeiramente, evento ocorria em três fins de semana

Foto: PMPA

A tradicional Descida da Borges, que marca o aquecimento das escolas de samba para o Carnaval de Porto Alegre, vai ter mudanças em 2023. O evento, que era costumeiramente realizado em três fins de semana, ocorre neste ano somente na sexta-feira, dia 27. Conforme a prefeitura, o motivo é a realização de obras de revitalização e urbanização do Quadrilátero Central.

Por decisão do Comitê do Carnaval 2023, a descida começa a partir das 20h, em um palco montado entre o Largo Glênio Peres e a avenida Borges de Medeiros. No local, se apresentarão as escolas campeãs do Carnaval 2022: Grêmio Recreativo Entidade Social Beneficente Cultural Escola de Samba Filhos de Maria (campeã série Bronze); Realeza (campeã série Prata) e Imperadores do Samba (campeã série Ouro). Na ocasião, também vai ser entregue a chave da cidade ao Rei Momo e às soberanas do Carnaval.

O Carnaval 2023 vai contar com R$ 2,286 milhões em recursos do Fundo de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte) e de emendas parlamentares, destinados através de edital que teve os contemplados divulgados no mês de dezembro. Ao todo, são 21 projetos de várias agremiações carnavalescas de Porto Alegre e empresas de serviços e eventos que estarão realizando atividades voltadas para os desfiles deste ano.

O Fumproarte também vai destinar neste ano R$ 1 milhão para 49 atividades culturais diversas selecionadas pela Comissão de Avaliação e Seleção. As atividades ocorrerão em diversos bairros da capital. Entre as iniciativas, eventos variados de capoeira, grafite, oficinas de arte, workshops de interpretação, circo e samba, como a Muamba Praiana da Grande Cruzeiro e o Circuito Restinga.