Imprensa internacional repercute invasão do STF, Congresso e Planalto em Brasília

The New York Times, The Guardian e El País, entre outros veículos ao redor do mundo, reportaram os atos de vandalismo

Foto: The New York Times/Reprodução

Diversos jornais internacionais, como o The New York Times, dos EUA, destacaram nas capas das edições, nesta segunda-feira, os atos de vandalismo ocorridos no STF, no Congresso e no Palácio do Planalto em Brasília, nesse domingo.

O jornal The Washington Post, também dos Estados Unidos, optou pelo título “Repartições do governo do Brasil atacadas” e relacionou o ocorrido em Brasília com os ataques ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

O The Guardian, do Reino Unido, também relacionou os atos antidemocráticos em Brasília com os que aconteceram em Washington. “Invasão no estilo do Capitólio no Brasil: apoiadores de Bolsonaro atacam Congresso”. A invasão dos prédios públicos por extremistas também surgiu na capa do El Clarín, da Argentina.

O Le Monde, da França, comentou sobre o impacto da invasão na democracia brasileira. “Brasil: a democracia abalada com a invasão ao coração do poder.” O jornal El País, da Espanha, escolheu como título: “Assalto à democracia no Brasil; Bolsonaristas atacam as instituições em Brasília”.

O Público, de Portugal, também teve como capa a imagem da invasão dos prédios do STF, Congresso e do Palácio do Planalto em Brasília. Da mesma forma, o The Wall Street Journal, dos EUA, noticiou os atos de vandalismo em Brasília, destacando a destruição de móveis e obras de arte.

O The Jerusalem Post, de Israel, também dedicou parte da primeira página para comentar a invasão dos prédios públicos no país. A Conib (Confederação Israelita Brasil) divulgou nota oficial condenando e repudiando “com veemência” os atos antidemocráticos. O jornal Toronto Star, do Canadá, publicou: “Ataque à democracia”.

O Le Soir, da Bélgica, escreveu: “Brasil. A democracia atacada”.