Alvará de empresa atingida por incêndio é cassado pela prefeitura de Nova Santa Rita

A causa do sinistro na empresa instalada na rua da Pedreira ainda é desconhecida

Foto: Prefeitura de Nova Santa Rita / Divulgação

A Prefeitura de Nova Santa Rita, através da Defesa Civil municipal, decidiu cassar o alvará de licença e localização da empresa Dorf Ketal, atingida por incêndio de grandes proporções. O sinistro ocorreu no último dia 20, por volta das 18 horas. A causa do sinistro na empresa instalada na rua da Pedreira ainda é desconhecida.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, Moacir Serpa Godói, a medida foi tomada conforme preceitua a legislação de Nova Santa Rita. “Considerados os fatos registrados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMUDH), Defesa Civil e Secretaria do Meio Ambiente, que dizem respeito à falta de condições de segurança no prédio, devido ao incêndio ocorrido, tomamos essa medida”.

Ainda conforme a prefeitura, a decisão ocorreu após vistoria que apontou significativo dano estrutural nas edificações. Diante dessa situação, foi emitido o Termo de Interdição afim de resguardar a segurança no local.

A Defesa Civil acompanha todas as tramitações envolvendo o sinistro. O órgão interditou totalmente a empresa na semana passada, até que apresentasse os laudos e o plano de ação, para evitar outro tipo de acidente. “Estivemos no endereço e solicitamos uma série de documentos. Na sexta-feira (25) recebemos tudo o que foi exigido e, diante disso, estamos estudando o material entregue para que, se tudo estiver dentro do solicitado, façamos a liberação parcial da área atingida pelas chamas para remoção dos resíduos”, declara o coordenador José Murilo.

A Secretaria do Meio Ambiente, coordenada pelo titular da pasta, Leonardo Martins, também está acompanhando todo o processo, desde domingo, junto com os técnicos da companhia e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam) para mapeamento de possíveis danos ambientais. “Instalamos ainda na madrugada, barreiras de contenção para evitar que o líquido contaminado chegasse ao Rio do Sinos. Fizemos contato com os bombeiros e também com a Braskem, justamente para termos auxílio para evitar que a água fosse contaminada”.

A Corsan, que tem um ponto de captação nas proximidades, também auxiliou no trabalho. “A Dorf Ketal contratou uma empresa privada, que também começou a coleta do produto e instalou barreiras de contenção.” O titular da pasta detalha que o produto ficou enclausurado em um banhado que há nas proximidades e não se mexeu. “A Fepam sempre esteve presente, uma vez que fez o licenciamento ambiental da companhia. Nós ficamos prestando todo apoio e suporte”. Martins pontua que o material está sendo recolhido pela empresa contratada e não chegou nenhum rescaldo no rio. A Corsan, através de nota, atesta que a qualidade da água está garantida.

Pedido por unidade dos Bombeiros

O prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella (PT), afirmou que vai cobrar novamente o governo estadual para que instale uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar na cidade. O município, segundo ele, está em pleno crescimento e abarca uma grande diversidade de empresas. “Temos novos condomínios, grandes players do mercado estão conosco e muitos chegando, precisamos que o Estado seja ágil e atenda essa demanda. Prezamos pela vida das pessoas e os bombeiros têm papel fundamental em caso de sinistro”.

De acordo com ele, o governo será – mais uma vez – cobrado. “É uma luta de muitos anos. Vamos reforçar o pedido para instalação do Corpo de Bombeiros em nossa cidade”. Na ocorrência do fim de semana, cerca de 70 bombeiros(as) atuaram diretamente no combate às chamas, entre eles militares e civis, além do apoio da Defesa Civil, brigadistas, Brigada Militar, Exército e empresas do município.

Óbito

O incêndio matou um homem identificado como Cléver Fanfã Sarmento, de 53 anos, vítima de parada cardiorrespiratória após ter inalado fumaça. Sarmento era proprietário de uma empresa ao lado da fábrica. Encontrado desacordado nas proximidades do local do incêndio, no bairro Pedreira, ele chegou a ser atendido no Pronto Atendimento de Nova Santa Rita, mas não resistiu.