A partir desta sexta-feira o Hospital de Campanha, montado na esquina nas avenidas Unisinos e Theodomiro Porto da Fonseca, na área central de São Leopoldo, se somará aos cuidados com a população, especialmente aquela que foi drasticamente atingida pela inundação do Rio dos Sinos. O local atenderá das 8h às 19 horas, todos os dias da semana.
Além disso, em resposta às necessidades urgentes da população leopoldense, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou os serviços do Zap da Saúde São Léo. A iniciativa agora inclui o atendimento médico virtual para renovação de receitas de medicamentos de uso contínuo. Por meio do WhatsApp (51 9 9560-6794), os pacientes podem solicitar suas receitas médicas, digitando o número do serviço correspondente no menu inicial. O processo é simples. Após preencher um formulário digital, disponibilizado neste próprio canal, as informações do paciente são analisadas pelos médicos. Esta análise considera as consultas anteriores na rede de saúde do SUS e a necessidade da continuidade do tratamento.
Conforme a avaliação, a receita é enviada diretamente ao paciente, através do e-mail ou WhatsApp informado. A medida é essencial, uma vez que muitos na população perderam suas receitas durante as enchentes. A Secretaria da Saúde, em parceria com Fundação Municipal de Saúde, também abrirá 10 unidades básicas de saúde (UBS) para atender a população nos bairros nesse momento de crise. São elas: Rio Branco, Baum, Santo André, Cohab Duque, Cohab Feitoria, Santa Marta, Parque Mauá, Imigrante, Jardim América e Centro do Idoso. O expediente será das 8h às 17h, com intervalo do meio-dia às 13h. As UBS Rio Branco, Centro do Idoso, Parque Mauá, Santo André, Cohab Duque, Cohab Feitoria terão plantão odontológico, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. O Centro de Saúde Feitoria atenderá das 17h30 às 21h30.