Após uma breve estabilizada no tempo, quando o sol apareceu e trouxe uma expectativa de melhora nos últimos dias, Porto Alegre e outras cidades gaúchas enfrentam mais um episódio de chuva forte na manhã desta sexta-feira. Além da precipitação, municípios da região metropolitana e do Litoral Norte registram raios.
Desde terça-feira, dia 7, o nível do Guaíba, que chegou a atingir o número histórico de 5,33m, começou a baixar. Nesta sexta, às 9h, a cota era de 4,73m, segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
Apesar do rápido declínio, a previsão de fortes chuvas para os próximos dias podem causar um “repique”. Com isso, há a possibilidade de que o Guaíba supere, novamente, os 5 metros, de acordo com um modelo elaborado pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
A previsão da MetSul Meteorologia indica tempo chuvoso até segunda-feira. Os maiores volumes vão se dar entre o Centro do estado, os vales, a Grande Porto Alegre, parte da Serra e o Litoral Norte com marcas de 100 mm a 200 mm em muitos municípios, mas localmente superiores.