Quatro em cada dez testes de Covid feitos na rede privada dão resultado positivo

Número de exames realizados em laboratórios associados à Abramed cresceu 194% em uma semana

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

A rede privada de laboratórios do Brasil percebeu um aumento significativo de procura por testes de Covid-19 entre 5 e 11 de novembro, em comparação com a semana anterior. O número de exames realizados subiu 194%, segundo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), cujos associados fazem cerca de 60% de todos os testes da saúde suplementar no país.

A taxa de resultados positivos dos testes vem crescendo significativamente desde outubro — no começo daquele mês, era de 3,7%. Agora, é de 39,9%, o que significa que quatro em cada dez exames realizados na semana passada tiveram diagnóstico confirmado de Covid-19.

Os estabelecimentos associados à Abramed processaram 54.380 exames de Covid-19 na semana passada. Esse número de casos positivos costuma ser um sinal de alerta, já que as ondas da doença no país normalmente são percebidas primeiramente na rede privada.

O boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desta semana mostra aumento das internações por complicações respiratórias, sobretudo causadas pela Covid-19, em 12 estados, mas o Rio Grande do Sul ainda não aparece na lista.

Posteriormente, a Fiocruz também detectou uma subvariante da Ômicron que pode estar por trás do aumento do número de casos no Amazonas.

Entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), passaram a recomendar a volta do uso de máscara como forma de reduzir a taxa de transmissão da doença.